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Title: Evidências empíricas de acordos de cooperação em empresas do setor de confecções de Campina Grande – PB.
Other Titles: Empirical evidence of business interconnections in companies in the Campina Grande containment sector - PB.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Ismara Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Adriana Salete Dantas de
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Lúcia Santana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias
Keywords: Acordos de cooperação;Vantagem competitiva;Setor de confecções;Cooperative Agreements;Competitive advantage;Sector clothing
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Ismara Gomes de. Evidências empíricas de acordos de cooperação em empresas do setor de confecções de Campina Grande – PB. 2010. 81 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5559
???metadata.dc.description.resumo???: As constantes mudanças que vem ocorrendo em todo mundo incitam o surgimento de uma verdadeira intensificação da competição. Para tanto, as empresas para sobreviverem frente a dinamicidade do ambiente estão tendo que desenvolver mecanismos de defesas, os quais operem soluções frente as mudanças. Um desses mecanismos utilizados são as relações de parcerias ou, mais precisamente, os acordos de cooperação, os quais se tratam de um compartilhamento entre duas ou mais empresas, em tudo ou em parte, das atividades empresariais, cujo objetivo torna-se comum para ambas. Para tanto, como foco específico de estudo, optou-se pela problemática da natureza dos acordos de cooperação, haja vista que os mesmos vêm proporcionando vantagem competitiva para as empresas que os tomam, pois interfere não só na organização como também na economia e no contexto ambiental. Neste sentido o objetivo geral deste estudo se refere à caracterização dos tipos de acordos de cooperação desenvolvidos por empresas do setor de confecções de Campina Grande – PB, a partir da identificação dos mesmos nas empresas estudadas, como também da verificação da estrutura e, ainda, os benefícios decorrentes dos acordos de cooperação verificados. Após a coleta de dados, obtidos por informações primárias e secundárias, pôde-se realizar a explicitação dos dados de maneira tal que facilitasse o entendimento e o direcionamento do contexto ao objetivo anteriormente proposto. Assim sendo, ao identificar os tipos de acordos de cooperação firmados, os quais estão se tornando uma prática organizacional amplamente disseminada, verificou-se que nas três empresas pesquisadas do setor de confecção foi possível verificar como são estabelecidos, como no caso da Empresa A (a franquia, que se dá formalmente, e os acordos de distribuição, que são realizados informalmente); Na Empresa B a subcontratação e os acordos de acordos de produção conjunta, sendo todos realizados informalmente; e, por fim, na Empresa C, identificou-se a franquia - formal, a subcontratação – formal e informal, e os acordos de produção conjunta - informal. Além disso, o estudo averiguou uma série de benefícios advindos do uso desta prática, como é o caso das informações relevantes sobre tendências de mercado, a redução de custos, melhorias das condições de compra junto aos fornecedores, redução quanto aos riscos do mercado, desenvolvimento do processo de inovação, manutenção das operações, redução dos impactos e incertezas do ambiente, ampliação da participação no mercado, melhoria da qualidade dos produtos, entre outros. Contudo, é preciso estar atento a alguns obstáculos que poderão surgir tanto para seu estabelecimento quanto para sua manutenção como, por exemplo, a competição acirrada, a falta de capacitação e conhecimento por parte dos gestores, a elevação dos custos, etc. Deste modo, o surgimento desses acordos mostra a melhoria que propuseram para a economia das empresas e, consequentemente, do município.
Abstract: The constant changes occurring around the world encourage the emergence of genuine competition intensified. To achieve this, companies to survive in a dynamic environment are having to develop defense mechanisms, which operate solutions forward the changes. One of these mechanisms used are the relations of partnership or, more precisely, the cooperation agreements, which are dealing with a share between two or more enterprises, all or part of business activities, whose goal it is common to both . For this, as a specific focus of study, it was decided to issue the nature of the cooperation agreements, given that they are providing competitive advantage for companies who take them, because it interferes not only the organization but also in economy and in the context environment. In this sense the aim of this study refers to the characterization of the types of cooperation agreements by companies of the clothing sector of Campina Grande - PB, from their identification in the studied companies, as well as verifying the structure and also the benefits of cooperation agreements verified. After collecting data, obtained by primary and secondary information, it might make the explanation of the data in such a way that facilitates understanding of the context and direction to the goal previously proposed. Thus, by identifying the types of cooperation agreements signed, which are becoming a widespread organizational practice, it was found that the three companies studied the clothing sector was possible to verify how they are established, such as Company A ( the franchise, which takes place formally and distribution agreements, which are made informally) in Company B subcontracting agreements and joint production agreements, all made informally, and, finally, in Company C, identified if relief - formal, outsourcing - both formal and informal, and joint production agreements - informal. Moreover, the study examined a number of benefits from the use of this practice, as is the case relevant information on market trends, cost reduction, improvement of conditions of purchase from the suppliers, reducing the risks of market development the innovation process, maintenance operations, reducing impacts and uncertainties of the environment, expansion of market share, improve product quality, among others. However, we must be aware of some obstacles that may arise both for its establishment and for its maintenance, for example, competition, lack of skills and knowledge of managers, rising costs, etc.. Thus, the emergence of these agreements show that the proposed improvement to the economy of enterprises and therefore the municipality.
Keywords: Acordos de cooperação
Vantagem competitiva
Setor de confecções
Cooperative Agreements
Competitive advantage
Sector clothing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5559
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