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Title: Pesquisa eleitoral: uma avaliação do desempenho dos institutos de sondagem.
Other Titles: Electoral survey: an assessment of polling institute performance.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Wesgley Guerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA , Antônio José da
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Adail Marcos Lima da
Keywords: Pesquisa de mercado;opinião pública;desempenho;Market research;public opinion;performance
Issue Date: 15-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, W. G. Pesquisa eleitoral: uma avaliação do desempenho dos Institutos de sondagem. 2010. 66 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5565
???metadata.dc.description.resumo???: Pesquisa eleitoral é um método utilizado pelos institutos de pesquisa para sondarem, por amostragem, a predisposição de votar dos eleitores. Ela vem ocupando um destaque especial, principalmente em um ano eleitoral, tornando-se difícil conceber uma campanha sem que se faça uso de pelo menos um punhado de consultas à tão propagada “opinião pública”. Neste contexto, inúmeros são os erros e contradições entre os Institutos de Pesquisa que passam despercebidos do grande público. Diante do exposto, o presente trabalho teve por objetivo, avaliar o desempenho dos Institutos de Pesquisa (IBOPE, CONSULT e 6SIGMA) nas eleições de 2008 para Prefeito na Cidade de Campina Grande, PB. Os critérios utilizados para avaliar o desempenho dos institutos de pesquisa baseado nos resultados divulgados foram: Erro do nome do vencedor, Erro da ordem de colocação dos candidatos e Erro por estimativas fora das margens de erro consideradas, segundo certo nível de confiança. A constatação de que os institutos cumpriram com os requisitos obrigatórios contidos no artigo 33, da Lei eleitoral 9.504/1997, foi realizada através da análise das especificações técnicas de cada pesquisa. Para verificar se os institutos calcularam e divulgaram corretamente o tamanho da amostra em suas pesquisas, utilizou-se a fórmula (n) usualmente utilizada para cálculo do tamanho de uma amostra. A análise da pesquisa como ferramenta de apoio gerencial foi realizada através da observação das variáveis sexo, idade, escolaridade e renda, presentes na pesquisa divulgada pelo instituto IBOPE e registrada junto ao TRE sob o número 029/2008, onde foi avaliado o perfil do eleitorado de Campina Grande.Todos os institutos de pesquisa obtiveram êxito nos três critérios de avaliação de desempenho e cumpriram com todas as exigências estabelecidas pelo artigo 33 da Lei Eleitoral 9.504/1997. Quanto ao plano amostral adotado pelos institutos de pesquisa, observou-se que os três utilizaram tamanho de amostras e margem de erros diferentes (IBOPE: n=1.204 eleitores e e=3.0%; CONSULT: n=850 eleitores e e= 3.1% e 6SIGMA: n= 4.096 eleitores e e= 2.0%). O IBOPE e a CONSULT trabalharam com nível de confiança de 95%, já o 6SIGMA trabalhou com um nível de confiança de 99%. Substituindo estes dados na fórmula (n), verifica-se que apenas o grupo 6SIGMA calculou e divulgou corretamente seus valores. Os erros nos cálculos apresentados pelos institutos IBOPE e CONSULT, tomando como base a fórmula (n), não impediu os referidos institutos de acertar o nome do vencedor ao cargo de Prefeito nas eleições de 2008 no município de Campina Grande/PB. No entanto erros que provocam a subestimação no tamanho da amostra, como o divulgado pela CONSULT está sujeita a variabilidades, transmite pouca confiança e, portanto, são de menor valor para decisões estratégicas. Além disso, poderia ter levado o instituto a cometer erros grosseiros em seus resultados. Com relação ao perfil do eleitorado campinense que deu a vitória ao candidato Veneziano Vital do Rêgo, não houve uma segmentação muito evidente nas variáveis analisadas, mas a observação das características da sociedade e as respectivas orientações políticas são de fundamental importância para o planejamento das campanhas.
Abstract: Electoral Research is a method used by research institutes to consult, by sampling, the predisposition of vote of the voters. She has been occupying a special highlight, especially in an election year, making it difficult to conceive a campaign without using at least a handful of queries so propagated "public opinion". In this context, there are errors and contradictions between the research institutes that go unnoticed by the general public. Given the above, the present study was intended to assess the performance of research institutes (IBOPE, CONSULT and 6SIGMA) in the 2008 elections for Mayor in the city of Campina Grande, PB. The criteria used to evaluate the performance of research institutes based on published results were: the winner's name error, Error of order placement of candidates and Error estimates outside margins of error considered, second degree of confidence. The realization that the institutes have met with mandatory requirements contained in article 33, the electoral law 9.504/1997, was carried out by analysing the technical specifications for each search. To verify that the institutes have calculated and disclosed correctly the sample size in your searches, formula (n) usually used for calculating the size of a sample. The research analysis as a tool of managerial support was carried out by the observation of variables sex, age, educational level and income, present in search disclosed by IBOPE and registered with the TRE under number 029/2008, where he evaluated the profile of the electorate in Campina Grande. All successful research institutes in three performance evaluation criteria and have fulfilled all the requirements laid down in article 33 of the electoral law 9.504/1997. As regards the sampling plan adopted by research institutes, it was noted that all three samples have availed themselves of size and margin of different bugs (IBOPE: n = 1.204 voters e = 3.0%; CONSULT: n = 850 voters e =3.1% and 6SIGMA: n = 4.096 voters e e = 2.0%). IBOPE and CONSULT worked with 95% confidence level, already the 6SIGMA worked with a confidence level of 99%. Replacing these data in the formula (n), only the Group 6SIGMA calculated and disclosed correctly their values. Errors in calculations submitted by IBOPE institutes and CONSULT based formula (n) did not prevent those institutes of guessing the name of the winner for the post of Mayor elections of 2008 in the city of Campina Grande/PB. However errors that cause underestimation in the sample size, as released by CONSULT is subject to variability, conveys little confidence and therefore are less valuable to strategic decisions. In addition, could have led the Institute to commit mistakes in their results. With respect to the profile of the electorate of Campina Grande which gave victory to the candidate Veneziano Vital do Rêgo, there hasn't been a segmentation very evident in the variables analyzed, but the observation of the characteristics of the society and the political guidelines thereof are of fundamental importance for the planning of campaigns.
Keywords: Pesquisa de mercado
opinião pública
desempenho
Market research
public opinion
performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5565
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