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Title: Marketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.
Other Titles: Sports marketing: a new opportunity to rejuvenate, position and consolidate brands. a case study at Thirteen Football Club.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Filipe Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LEAL, Francisco Nery
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias
Keywords: Marketing;Esporte;Marketing esportivo;Oportunidade;Treze futebol clube;Sports;Sports marketing;Opportunity
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Filipe Fernandes de Oliveira. Marketing Esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. Um estudo de caso no Treze Futebol Clube. 2010. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
???metadata.dc.description.resumo???: O espetáculo do esporte traz envolvimento e afeto entre as pessoas. A cada dia mais presente na mídia e nas horas de lazer das pessoas, influencia diretamente no comportamento dos diversos tipos de consumidores e passa a se ligar a atividades empresariais, fixando-se como um ponto de relevância para o profissional do marketing. De tal maneira, o esporte surge como uma porta que oportuniza as empresas rejuvenescerem e posicionarem sua marca, comercializando seus produtos e serviços e fidelizando seus consumidores. Sendo assim, discutiu-se as oportunidades que envolvem a dinâmica do marketing esportivo dentro de um mercado mutante e identificou-se e explorou-se as estratégias para consolidação da marca Treze Futebol Clube. Essa pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e descritiva, em que estuda-se especificamente o caso do Treze Futebol Clube. Tem-se como foco analítico a opinião do Presidente do clube. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com o auxilio de um roteiro de entrevista e foram expostos em forma de comentários, análises, críticas e sugestões. As constantes alterações no mercado necessitam de atividades que possibilitem uma oportunidade de crescimento e expansão para as empresas. O marketing esportivo surge como uma ferramenta composta por uma gama de possibilidades que podem melhorar a imagem da empresa e proporcioná-la uma melhor posição dentro do mercado através da fidelização dos clientes simpatizantes com tal esporte. O clube apresenta, mesmo que pouco ainda, algumas práticas condizentes com o marketing esportivo, como, o cuidado com a infra-estrutura, os espaços dados aos torcedores, o projeto sócio-torcedor e uma gama cada vez maior de produtos disponíveis para os torcedores-clientes. A pesquisa é vista como satisfatória, pois, mesmo não sendo de conhecimento do presidente, pode-se perceber práticas de marketing esportivo que puderam ser exploradas e debatidas suas oportunidades e limitações.
Abstract: The spectacle of the sport brings commitment and affection between people. Every day more present in media and leisure time of people, directly influences the behavior of various types of consumers and passes to connect to business activities, setting as a point of relevance to the marketing professional. So, the sport appears to be a door that provides an opportunity for businesses and rejuvenate its brand positioning, marketing its products and services and their consumers loyalty. Thus, it was discussed the opportunities that involve the dynamics of sports marketing in a changing market and we identified and explored the strategies for brand consolidation Thirteen Football Club. This research is characterized as being exploratory and descriptive studies in which specifically the case of the Thirteen Football Club. Has focused on the analytical view of the President of the club. Data were collected through semi-structured interview with the help of a structured interview and were exposed in the form of comments, analysis, criticism and suggestions. The constant changes in the market need activities that allow an opportunity for growth and expansion for companies. The sports marketing emerges as a tool consisting of a range of possibilities that can improve corporate image and provide it a better position within the market through customer loyalty sympathetic to such sport. The club has even a little further, some practices consistent with the sports marketing, like, care for the infrastructure, the spaces given to fans, the project socio-fan and an increasing range of products available to fans -customers. Research is seen as satisfactory, since it is not known to the president, one can see the sports marketing practice that might be explored and discussed their opportunities and limitations.
Keywords: Marketing
Esporte
Marketing esportivo
Oportunidade
Treze futebol clube
Sports
Sports marketing
Opportunity
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
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