Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, F. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648777579212015pt_BR
dc.contributor.advisor1LEAL, Francisco Nery-
dc.contributor.advisor1IDLEAL, F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9480406503625125pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Elmano Pontes-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, E. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee2MOREIRA, Vinícius Farias-
dc.contributor.referee2IDMOREIRA, V. F.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3481559213937969pt_BR
dc.description.resumoO espetáculo do esporte traz envolvimento e afeto entre as pessoas. A cada dia mais presente na mídia e nas horas de lazer das pessoas, influencia diretamente no comportamento dos diversos tipos de consumidores e passa a se ligar a atividades empresariais, fixando-se como um ponto de relevância para o profissional do marketing. De tal maneira, o esporte surge como uma porta que oportuniza as empresas rejuvenescerem e posicionarem sua marca, comercializando seus produtos e serviços e fidelizando seus consumidores. Sendo assim, discutiu-se as oportunidades que envolvem a dinâmica do marketing esportivo dentro de um mercado mutante e identificou-se e explorou-se as estratégias para consolidação da marca Treze Futebol Clube. Essa pesquisa caracteriza-se por ser exploratória e descritiva, em que estuda-se especificamente o caso do Treze Futebol Clube. Tem-se como foco analítico a opinião do Presidente do clube. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada com o auxilio de um roteiro de entrevista e foram expostos em forma de comentários, análises, críticas e sugestões. As constantes alterações no mercado necessitam de atividades que possibilitem uma oportunidade de crescimento e expansão para as empresas. O marketing esportivo surge como uma ferramenta composta por uma gama de possibilidades que podem melhorar a imagem da empresa e proporcioná-la uma melhor posição dentro do mercado através da fidelização dos clientes simpatizantes com tal esporte. O clube apresenta, mesmo que pouco ainda, algumas práticas condizentes com o marketing esportivo, como, o cuidado com a infra-estrutura, os espaços dados aos torcedores, o projeto sócio-torcedor e uma gama cada vez maior de produtos disponíveis para os torcedores-clientes. A pesquisa é vista como satisfatória, pois, mesmo não sendo de conhecimento do presidente, pode-se perceber práticas de marketing esportivo que puderam ser exploradas e debatidas suas oportunidades e limitações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleMarketing esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. um estudo de caso no Treze Futebol Clube.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe spectacle of the sport brings commitment and affection between people. Every day more present in media and leisure time of people, directly influences the behavior of various types of consumers and passes to connect to business activities, setting as a point of relevance to the marketing professional. So, the sport appears to be a door that provides an opportunity for businesses and rejuvenate its brand positioning, marketing its products and services and their consumers loyalty. Thus, it was discussed the opportunities that involve the dynamics of sports marketing in a changing market and we identified and explored the strategies for brand consolidation Thirteen Football Club. This research is characterized as being exploratory and descriptive studies in which specifically the case of the Thirteen Football Club. Has focused on the analytical view of the President of the club. Data were collected through semi-structured interview with the help of a structured interview and were exposed in the form of comments, analysis, criticism and suggestions. The constant changes in the market need activities that allow an opportunity for growth and expansion for companies. The sports marketing emerges as a tool consisting of a range of possibilities that can improve corporate image and provide it a better position within the market through customer loyalty sympathetic to such sport. The club has even a little further, some practices consistent with the sports marketing, like, care for the infrastructure, the spaces given to fans, the project socio-fan and an increasing range of products available to fans -customers. Research is seen as satisfactory, since it is not known to the president, one can see the sports marketing practice that might be explored and discussed their opportunities and limitations.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574-
dc.date.accessioned2019-08-08T19:26:16Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T19:26:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectOportunidadept_BR
dc.subjectTreze futebol clubept_BR
dc.subjectSportspt_BR
dc.subjectSports marketingpt_BR
dc.subjectOpportunitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Filipe Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSports marketing: a new opportunity to rejuvenate, position and consolidate brands. a case study at Thirteen Football Club.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Filipe Fernandes de Oliveira. Marketing Esportivo: uma nova oportunidade para rejuvenescer, posicionar e consolidar marcas. Um estudo de caso no Treze Futebol Clube. 2010. 70 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5574pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FILIPE FERNANDES DE OLIVEIRA – TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfFilipe Fernandes de Oliveira - TCC Monografia Administração CH 2010.435.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.