Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5575
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOUVEIA, A. C. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821605188391006pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Walberto Barbosa da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, W. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8661951334734066pt_BR
dc.contributor.referee1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.referee2VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.gouveia-
dc.description.resumoOs diversos impactos causados pelas revoluções industriais, e consequentemente pelo acelerado processo de globalização, nos revelaram um mundo permeado por tecnologias, e essas inovações tecnológicas já refletem novos moldes de construção do conhecimento, isto é, uma educação que utiliza as tecnologias da informação e da comunicação – TICs, a partir de equipamentos e de estratégias inovadoras, que nos permitem debater acerca do potencial educacional das TICs. Porém, temos consciência de que essa não é uma tarefa fácil, afinal educar com as novas tecnologias exige que sejam feitos grandes investimentos na formação de educadores; nos modelos de gestão da sala de aula, da escola e das redes, metodologias, o que causa mudanças no currículo escolar, demanda tempos e estrutura adequada. Não basta apenas querer utilizar esses recursos, é preciso saber manuseá-los, ter objetivos, finalidades, planejamento. Neste estudo apresentamos uma proposta de trabalho que tem por objetivo geral, observar o conhecimento das professoras e alunos (as) da disciplina de sociologia do ensino médio de duas escolas da cidade de Sumé, com relação ao uso e conhecimento das TICs como ferramenta pedagógica e de uso pessoal. O fator motivador desse estudo partiu da necessidade de compreender a dimensão real da relação que pode ser estabelecida entre as TICs como ferramenta de aprendizagem no ensino da Sociologia, e por isso estaremos dialogando ao longo do decorrer do nosso estudo, diversos pontos que tenham relação com Tecnologias de Informação e Comunicação, o ensino da Sociologia no Ensino Médio e como se dá essa relação teórico-metodológica em duas escolas do Cariri Paraibano. Sendo assim, este estudo revelou que as professoras analisadas têm consciência dos benefícios do uso das TICs no contexto de sala, de forma que tais elementos possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem, pois métodos inovadores chamam a atenção dos alunos e isso reflete em maior participação nas aulas, também podem ser usados com o intuito de orientar os alunos quanto às formas adequadas de utilização dessas ferramentas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem da sociologia: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2015-12-03-
dc.description.abstractThe various impacts of industrial revolutions, and consequently by the accelerated process of globalization, in revealed a world permeated by technology, and these technological innovations already reflect new ways of constructing knowledge, ie an education that uses information technology and communication - ICTs, from equipment and innovative strategies that allow us to discuss about the educational potential of ICTs. However, we are aware that this is not an easy task at all to educate with the new technologies required to be made large investments in teacher training; models of classroom management, school and networks, methodologies, which causes changes in curriculum, demand times and appropriate structure. Not enough to want to use these features, you need to know to handle them, have goals, objectives, planning. From this question, we present a proposal for a work that has the objective to observe the knowledge of sociology teachers regarding the feasibility of ICTs as a pedagogical tool in high school. We propose specific objectives, determine how students two high schools of Cariri Paraibano evaluate the teaching of Sociology and reflect on the contents that are covered in these classes; Analyze the knowledge of the students selected with respect to ICTs, and how these technological tools are inserted in the social context deles.O motivating factor of this study stemmed from the need to understand the real dimension of the relationship can be established between ICTs as a tool learning in teaching sociology, and so we are in dialogue over the course of our study, several points that relate to Information and Communication Technologies, the teaching of Sociology in high school and how is this theoretical and methodological relationship in two schools Cariri Paraibano. Thus, this study revealed that the analyzed teachers are aware of the benefits of using ICT in the context of room, so that such elements can improve the process of teaching and learning, for innovative methods call students' attention and this reflects in greater participation in class, can also be used in order to guide students about the appropriate use of these tools.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5575-
dc.date.accessioned2019-08-08T19:29:59Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T19:29:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - Escolapt_BR
dc.subjectTecnologias da Informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias da Comunicaçãopt_BR
dc.subjectSociologia - Ensinopt_BR
dc.subjectEducation - Schoolpt_BR
dc.subjectInformation Technologiespt_BR
dc.subjectCommunication Technologiespt_BR
dc.subjectSociology - Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOUVEIA, Antonio Carlos de Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies as a teaching and learning strategy of sociology: a look at two schools of Cariri Paraibano.pt_BR
dc.identifier.citationGOUVEIA, Antônio Carlos de Brito. As tecnologias de informação e comunicação como estratégia de ensino e aprendizagem da sociologia: um olhar sobre duas escolas do Cariri Paraibano. 2015. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5575pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIO CARLOS DE BRITO GOUVEIA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfAntônio Carlos de Brito Gouveia - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2015.570.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.