Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
Title: A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso.
Other Titles: The inclusion of children with autism spectrum in regular education: a case study.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Amanda da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MEDEIROS, Carolina Silva de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
Keywords: Educação - Escola;Inclusão;Autismo;Education - School;Inclusion;Autism
Issue Date: 2-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Amanda da Silva. A inclusão de crianças com espectro autista no ensino regular: um estudo de caso. 2015. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
???metadata.dc.description.resumo???: A inclusão escolar é regulamentada no Brasil há muitos anos e têm o objetivo de promover educação escolar à todos, independentemente. No entanto, mesmo com as determinações em leis para sua efetivação, o processo inclusivo encontra muitos desafios para que de fato aconteça. Baseando-se nessas regulamentações, este estudo tem o objetivo de investigar como a escola regular organiza-se para inclusão de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo. Nesse sentido, buscou-se investigar a questão organizacional de uma escola municipal da cidade de Sumé- PB, que tem entre os seus alunos uma criança autista. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais da escola que trabalham diretamente com o aluno autista. As entrevistas foram gravadas, transcritas e categorizadas a partir da Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin. Os resultados da análise do estudo contribuíram para entendermos como acontece a inclusão dos alunos autistas na escola regular. Sugere-se que novos estudos sobre a temática da inclusão escolar de crianças autistas observem a interação da criança no âmbito escolar.
Abstract: School inclusion is regulated in Brazil for many years and has the objective of promoting education for all, regardless. However, even with the provisions in laws for their enforcement, the inclusive processes have many challenges to what actually happens. Based on these regulations, this study aims to investigate how the regular school is organized to include children diagnosed with Autism Spectrum Disorder. In this sense, we sought to investigate the organizational issue of a municipal school in the city of Sumé- PB, which has among its students an autistic child. To obtain data, semi-structured interviews were conducted with school professionals working directly with the autistic student. Interviews were recorded, transcribed and categorized from the thematic content analysis proposed by Bardin. The study of the interviews results contributed to understand how actually happens inclusion of autistic students in regular schools. It is suggested that further studies on the issue of school inclusion of autistic children observe the child's interaction in schools.
Keywords: Educação - Escola
Inclusão
Autismo
Education - School
Inclusion
Autism
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5578
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DA SILVA COSTA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfAmanda da Silva Costa - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2015. 392.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.