Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5582
Title: Um olhar para a educação empreendedora: despertando o espírito empreendedor nos alunos da escola pública.
Other Titles: A look at entrepreneurial education: awakening the entrepreneurial spirit in public school students.
???metadata.dc.creator???: TRAJANO, Wandeberg Aquino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
Keywords: Empreendedorismo;Educação;Currículo escolar;Entrepreneurship;Education;School curriculum
Issue Date: 8-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRAJANO, Wandeberg Aquino. Um olhar para a educação empreendedora: despertando o espírito empreendedor nos alunos da escola pública. 2010. 104 f.(Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5582
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando a importância do papel da escola como agente formador de opinião e diante de um panorama globalizado onde o mundo do trabalho se mostra cada vez mais exigente em relação aos conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis a uma boa formação profissional, as políticas públicas educacionais precisam direcionar a prioridade de ensino para a formação de um currículo escolar que corresponda às demandas sociais, culturais e empresariais. Nesse contexto, o presente estudo foi realizado em escolas públicas estaduais e municipais do Ensino Fundamental II ou do 3º e 4º ciclos, na cidade de Campina Grande – PB e teve como objetivo analisar a percepção dos gestores escolares a respeito da viabilidade de implantação da disciplina Empreendedorismo no currículo escolar. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória e descritiva através de entrevistas semi-estruturadas e da observação direta. A amostra analisada representou 26% do universo pesquisado. Os dados obtidos foram submetidos à análise quantitativa e qualitativa. Os resultados indicaram a predominância de percepções favoráveis quanto à viabilidade na implantação da disciplina Empreendedorismo no currículo escolar, porém foram apontadas algumas dificuldades nesse processo, principalmente relacionadas à burocracia das autoridades governamentais, falta de envolvimento de todos da escola, falta de qualificação do pessoal docente e limitações do espaço físico.
Abstract: Considering the important role of school as an opinion leader and against a backdrop where the globalized world of work proves increasingly demanding in relation to knowledge, skills and attitudes essential to good training, public policies need to direct educational the priority of education for the formation of a school curriculum that meets the demands social, cultural and business. In this context, the present study was conducted in public schools and municipal Elementary School II or 3rd and 4th cycles in the city of Campina Grande - PB and aimed to analyze the perceptions of school managers about the feasibility of implementation of discipline entrepreneurship in the curriculum. We performed an exploratory study and descriptive through semi-structured interviews and direct observation. The sample represented 26% of the universe studied. The data were analyzed quantitatively and qualitatively. The results indicated the predominance of favorable perceptions about the feasibility of the implementation of the entrepreneurship discipline in the school curriculum, but were pointed out some difficulties in this process, mainly related to the bureaucracy of government officials, lack of involvement of all the school, lack of qualification of teaching staff and limitations of physical space.
Keywords: Empreendedorismo
Educação
Currículo escolar
Entrepreneurship
Education
School curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5582
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDEBERG AQUINO TRAJANO – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfWandeberg Aquino Trajano - Relatório de Estágio Administração CH 2010. 1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.