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Title: Gestão de desempenho por competências na percepção dos funcionários do Banco do Brasil S/A: um estudo de caso.
Other Titles: Competency performance management in the perception of Banco do Brasil S / A employees: a case study.
???metadata.dc.creator???: LEITE, Andréa Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
Keywords: Gestão de pessoas;Avaliação de desempenho humano;Gestão por competências;Management of people;Human performance system;Competency management
Issue Date: 9-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEITE, Andréa Ferreira. Gestão de desempenho por competências na percepção dos funcionários do Banco do Brasil S/A: um estudo de caso. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5583
???metadata.dc.description.resumo???: O papel das pessoas nas organizações, ganha em tendência ascendente, o reconhecimento como a maior fonte de vantagem competitiva. Nessa perspectiva, para que a empresa alcance melhores resultados, se faz necessária a utilização de novas práticas, técnicas e políticas, aplicadas pela gestão de pessoas. O presente estudo, aborda a gestão por competências, um novo sistema de avaliação de desempenho humano, implantado no Banco do Brasil S/A. O objetivo deste trabalho é investigar a percepção dos funcionários da agência selecionada à respeito do modelo de avaliação adotado. A metodologia da pesquisa se classifica quanto aos fins como descritiva, e quanto aos meios, como um estudo de caso. A unidade de análise foi uma agência com perfil urbano, localizada no Estado da Paraíba. A análise dos dados, aponta que, de modo geral, os funcionários têm uma percepção positiva em relação a gestão por competências. No entanto, o alinhamento entre o acompanhamento do processo e o foco no desenvolvimento profissional, previsto no modelo de avaliação, é pouco observado, comparado aos demais fatores analisados.
Abstract: The role of people in organizations is increasing, on large scale, recognition as a major source of competitive advantage. From this perspective, if the company achieve better results, it is necessary to use new practices, techniques and policies implemented by the management of people. The present study focus on the competency management, a new human performance system, established in the Banco do Brazil S / A. The aim of this study is to investigate employees’ perception about evaluation model adopted. The methodology is classified as descriptive according to the purpose and as a case study, according to the means. The unit of analysis was a branch bank with urban profile, located in the state of Paraiba. The data analysis shows that, in general, they have a positive attitude towards competency management. However, the connection between the monitoring process and focus on professional development, provided the assessment model, is not observed, compared to other factors.
Keywords: Gestão de pessoas
Avaliação de desempenho humano
Gestão por competências
Management of people
Human performance system
Competency management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5583
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