Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5585
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. F. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1356316402645200pt_BR
dc.contributor.advisor1ROCHA, José Sebastião-
dc.contributor.advisor1IDROCHA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3154991568312722pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ALMEIDA, Sídia Fonseca-
dc.contributor.advisor-co1IDALMEIDA, S. F.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171426101099057pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Wilson Roberto da-
dc.contributor.referee1IDSILVA, W. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7969818930851981pt_BR
dc.description.resumoAs empresas necessitam de um meio para estabelecer um sistema de custos, despesas, Mark up e preço básico de cada produto ou serviço, a fim de se manterem sustentáveis no mercado em que atuam. É importante entender todo o processo para o estabelecimento de custos, pois estes auxiliarão a sua tomada de decisão, que no mínimo tentam buscar o equilíbrio entre os interesses empresariais, fornecedores e clientes. Sendo o custo e o lucro fortes componentes de decisões estratégicas, faz-se necessária a sua estruturação, compreensão e análise. Uma tomada de decisão errônea na utilização desses componentes pode atrapalhar no surgimento de novas idéias que permitam uma significativa melhoria na gestão de custos das empresas. Este trabalho visa criar um método que facilite a forma como uma empresa prestadora de serviços calcula seus principais gastos, para assim poder estabelecer preços adequados, que dêem rentabilidade. A metodologia utilizada na pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, abordando como técnica de coleta de dados a revisão bibliográfica e estudo de caso, pois, através destes, após os levantamentos dos dados necessários, ficou demonstrado que a empresa apresenta um lucro significativo, decorrente do preço de venda estabelecido pelo mercado consumidor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleUm estudo sobre o estabelecimento de custos e preços em uma empresa do setor de serviços da cidade de Campina Grande – PB.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractBusinesses need a means to establish a system of costs, expenses, and Mark up the basic price of each product or service in order to remain sustainable in the market active. It is important to understand the whole process for the establishment costs because these assist in decision-making businesses, they at least try to find balance between business interests, suppliers and customers. As the cost and profit strong components of strategic decisions, it is necessary structuring, comprehension and analysis. A decision on the erroneous use of these components can disrupt the emergence of new ideas that allow a significant improvement in the management of business costs. This work aims at establishing a method to facilitate the way a service company to calculate its main expenditure thus able to establish fair prices that make profits. The methodology used in this research is exploratory and descriptive, focusing as a technique for collecting data to review and case study, which through this, shown after the withdrawals of necessary data, the company has a significant profit due to selling price set by the market.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5585-
dc.date.accessioned2019-08-08T23:57:27Z-
dc.date.available2019-08-08-
dc.date.available2019-08-08T23:57:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMark UPpt_BR
dc.subjectPreço de vendapt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectDespesaspt_BR
dc.subjectSale pricept_BR
dc.subjectCostspt_BR
dc.subjectExpensespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Marrosy Fernandes Bandeira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA study about the establishment of costs and prices in a service sector company in Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Marrosy Fernandes Bandeira. Um estudo sobre o estabelecimento de custos e preços em uma empresa do setor de serviços da cidade de Campina Grande – PB. 2010 . 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5585pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARROSY FERNANDES BANDEIRA SILVA – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfMarrosy Fernandes Bandeira Silva - Relatório de Estágio Administração CH 2010.605.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.