Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, B. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.contributor.referee1MEDEIROS, Carolina Silva de.-
dc.contributor.referee2MONTEIRO, José Marciano.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.oliveira2-
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar de que forma a questão de gênero e diversidade sexual estão sendo trabalhadas no Ensino Médio pelos professores, assim como demonstrar qual a relevância da inserção do tema no currículo do Ensino Médio. Dessa forma, realiza-se um breve percurso na história, destacando-se as definições do termo gênero para alguns autores, assim como a sexualidade que é construída socialmente, em seguida, buscou-se analisar as relações de gênero e sexualidade nos currículos escolares, tal como as transformações sociais que ocorreram ao longo do tempo. Considerando, tais mudanças à escola deve possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos alunos, assim como a desnaturalização do preconceito. Com este propósito, o trabalho mostra como as configurações de gênero estão sendo trabalhados na escola, e o que os alunos compreendem sobre o assunto, para tanto foi necessário realizar entrevistas com professores da escola, com a diretora da instituição e com alunos adolescentes do Ensino Médio. Podemos constatar com as entrevistas efetuadas que o preconceito e a discriminação contra os homossexuais estão presentes, não só na sociedade como também no ambiente escolar, existindo assim, uma necessidade da instituição ensinar assuntos ligados à sexualidade em sala de aula, para desmistificar esse preconceito existente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar.pt_BR
dc.date.issued2015-12-02-
dc.description.abstractThis study aims to investigate how the issue of gender and sexual diversity are being worked in high school by the teachers, as well as demonstrate the relevance of the theme of integration into the high school curriculum. Thus, there will be a brief course in history, especially the gender term settings for some authors, as well as sexuality is socially constructed, then attempted to analyze the relationship of gender and sexuality in school curriculum, as social changes that have occurred over time. Considering such changes to school should enable the development of critical thinking and reflective of the students, as well as the denaturalization of prejudice. To this end, the work shows how gender settings are being worked at school and what students understand about it, therefore it was necessary to conduct interviews with school teachers, with the principal of the institution and with the high school students. We note with interviews made that prejudice and discrimination against homosexuals are present not only in society but also in the school environment, having thus a need for the institution to teach subjects related to sexuality in the classroom, to demystify this existing bias .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586-
dc.date.accessioned2019-08-09T10:03:15Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2019-08-09T10:03:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - escolapt_BR
dc.subjectGênero - sexualidadept_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.subjectEducation - school  pt_BR
dc.subjectGender - sexualitypt_BR
dc.subjectEducational sociologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Bruna Silvestre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender and education: sexual diversity in the school context.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruna Silvestre de. Gênero e educação: a diversidade sexual no contexto escolar. 2015. 64f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5586pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA SILVESTRE DE OLIVEIRA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfBruna Silvestre de Oliveira - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.355.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.