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Title: O trabalho cooperado e a emergência da educação não escolarizada no assentamento fazenda Mata em Amparo-PB.
Other Titles: Cooperative work and the emergence of unschooled education in the Mata farm settlement in Amparo-PB.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Antonio Josinaldo Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: DINIZ, Paulo César Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Robson Fernandes.
Keywords: Educação;Ensino fora da escola;Economia;Education  ;Teaching out of school  ;Economy
Issue Date: 4-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Antonio Josinaldo Soares. O trabalho cooperado e a emergência da educação não escolarizada no assentamento fazenda Mata em Amparo-PB. 2015. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5588
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo evide ncia o trabalho cooperado/associado e a emergência da educação não escolarizada no Assentamento Fazenda Mata em Amparo/PB. Pretende se, portanto, investigar: de que forma o trabalho em cooperação/associado torna se um mecanismo de promoção da educação não escolarizada no campo do estudo ? Nessa perspectiva , tem se como objetivo principal, compreender a economia solidária e o desenvolvimento sustentável como formas educativas no referido assentamento . A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, com metodologia de natureza descritiva com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica , com anotações no diário de campo do pesquisador. A princípio, foi empreendida uma revisão da literatura s obre a produção cooperada/associada e economia solidária , os mo vimentos sociais do campo e a germinação de processos formativos por vias desses fatores A organização coletiva da comunidade pesquisada, a Associação dos Produtores Rurais do Sítio Caiçar a, é um mecanismo que fortalece o desenvolvimento do trabalho coleti vo, do olhar crítico dos sujeitos sobre o contexto concreto e o espírito participativo e democrático através de assembleias/reuniões promovidas pela instituição ,e sses fatores fertilizam a ocorrência de mediações pedagógicas no desenvolvimento de ati vidades relacionadas ao referido modo de produção. Esta pesquisa detectou indícios de econo mia solidária no campo investigado, mais precisamente no trabalho associado através da constituição da associação; nas atividades cooperadas, como a criação d e peixe e planta ções de palma e atriplex (erva sal); nos trabalhos comunitários , a exemplo da produção de água doce e na produção em harmo nia com o meio ambiente, a existência de princípios de desenvolvimento sustentável. Conclui se que a formação do grupo estudado pode ser visto como uma forma de promov er a inclusão social e favorecer a ocorrência de atos educativos e situações de aprendizagem.
Abstract: This s tudy highlights the cooperative/ associated labor and the emergence of non sc hool education in the Assentamento Fazenda Mata em Amparo/ PB. It is intended, therefore, to in vestigate: how cooperative work/ associate become a promotional mechanism of non school education in the field of study? From this perspective, it has as main objective to understand the social economy and sustainable development as educational forms in that settlement. Th e research is characterized as a case study, with descriptive methodology with a qualitative approach and literature, with annotations in the researcher's field diary. At first, a literature review wa s undertaken on the cooperative/ social economy and assoc iated production, rural social movements and germination of training processes by way of these factors. The collective organization of comm unity studied, The Associação dos ProdutoresRurais do SítioCaiçara , is a mechanism that strengthens the development of collective work, the critical eye of the subjects on the concrete context and participatory and democ ratic spirit through assemblies/ meetings organized by the institution These factors fertilize the occurrence of pedagogical mediations in the developmen t of activities related to that production. This research has detected signs of economic solidarity in the investigated field, more precisely in the associated work through the association's constitution; in cooperative activities such as fish farming and palm oil plantations and atriplex (herb salt); in community work, such as the freshwater production; and producing in harmony with the environment, the existence of principles of sustainable development. It is concluded that the formation of the study grou p can be seen as a way to promote social inclusion and favor the occurrence of acts educational and learning situations.
Keywords: Educação
Ensino fora da escola
Economia
Education  
Teaching out of school  
Economy
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5588
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