Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5590
Title: A sociologia no Ensino Médio: análise das metodologias de ensino da sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz.
Other Titles: Sociology in High School: analysis of the teaching methodologies of sociology at the State School of Elementary and High School Professor José Gonçalves de Queiroz.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Bruna Gonçalves da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozenval de Almeida.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Educação;Metodologia;Sociologia;Education  ;Methodology  ;Sociology
Issue Date: 2-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Bruna Gonçalves da. A sociologia no Ensino Médio: análise das metodologias de ensino da sociologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. 2015. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5590
???metadata.dc.description.resumo???: O caminho trilhado pela sociologia até sua consolidação no currículo da educação básica foi marcado por um processo de descontinuidade, no qual precisou de muitas lutas até que de fato a mesma viesse a ser aceita e obrigatória. A partir de sua obrigatoriedade surge um grande impasse entre os profissionais da área, que se refere ao como “ensinar”, visto que essa disciplina não tem em seu currículo métodos estabelecidos para ensino. Isso se tornou um desafio, devido ao fato dos professores terem que levar aos alunos conceitos e temas sociológicos que são fundamentais na disciplina de uma maneira menos densa e não fugindo do rigor científico que a disciplina exige. O presente trabalho busca investigar como está sendo ensinada a sociologia na educação básica. Para tanto, analisando quais eventuais dificuldades e/ou facilidades os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé -PB encontram ao ensinar a Sociologia, no que tange a questão metodológica, bem como averiguarmos a postura dos alunos frente às metodologias desenvolvidas pelos professores no intuito de sabermos se estas são entendíveis ou não. Como método de pesquisa utilizamos a entrevista semi-estruturada para aos professores e questionários aplicados aos alunos. Por meio dessa pesquisa pode-se perceber que o ensino da Sociologia não é uma tarefa fácil, mediante ao pouco tempo que se é proposto para a disciplina, à falta de professores formados atuando na área e a falta de material didático destinados para a condução da ação de ensino da disciplina na escola média, assim posto, nas falas dos professores entrevistados é persistente o discurso de que sempre tem que está “buscando inovar”.
Abstract: The sociology route up to its consolidation in the basic education curriculum was marked by a discontinuity process, in which it was necessary many struggles until it has been accepted and compulsory. Since its obligatoriness arises a major deadlock between professionals in the field as regards to how to "teach", since this discipline does not have in its curriculum established methods for teaching. This became a challenge due to the fact that teachers have to give students sociological themes and concepts, which are central to the subject, in a less dense way and without getting away from the scientific rigor that the subject requires. This work seeks to investigate how sociology is being taught in basic education. To this end, analyzing which any difficulties and/or facilities teachers of the Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, in the city of Sumé -PB are to teach sociology, regarding the methodological issue as well as check student postures facing the methodologies developed by teachers in order to know whether these are understandable or not. As a research method we used semi-structured interviews for teachers and questionnaires answered by students. Through this research it can be seen that the teaching of Sociology is not an easy task by the short time that is proposed for the subject, the lack of trained teachers working in the area and the lack of teaching materials for teaching this subject in high school, as in the words of the teachers interviewed is persistent speech that always has that he is "seeking innovation".
Keywords: Educação
Metodologia
Sociologia
Education  
Methodology  
Sociology
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5590
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRUNA GONÇALVES DA COSTA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfBruna Gonçalves da Costa - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.610.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.