Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
Title: O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio.
Other Titles: Suddenly as a methodological didactic resource for the teaching of sociology in high school.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Jussara Nogueira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Erivan.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTEIRO, José Marciano.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Educação;Ensino médio;Sociologia;Recursos didático;Education  ;High school;Sociology  ;Teaching Resources
Issue Date: 3-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Jussara Nogueira de. O repente como recurso didático metodológico para o ensino de sociologia no ensino médio. 2015. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como finalidade apresentar um gênero poético chamado repente ou cantoria, na tentativa de levá-lo para a escola e sugeri-lo como um recurso didático metodológico para ser trabalhado nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. Existem inúmeros trabalhos de cantadores que dizem respeito a temas sociais, possibilitando aos professores de Sociologia explorar em sala de aula determinadas temáticas com os alunos. Escolhemos para análise o poema O Suor dos Explorados (1995), que aborda a situação de exploração que o trabalhador está constantemente vivenciando em seu emprego. Podemos encontrar em suas estrofes conceitos que estão relacionados àqueles desenvolvidos pelo filósofo Karl Marx acerca do tema “trabalho”. Abordamos, num primeiro momento, alguns dos conceitos da teoria desse pensador, especialmente os que se referem ao tema trabalho. Em seguida, fizemos a análise do poema, destacando nas estrofes, os versos dos poetas que eram condizentes com a visão do referido filósofo. Utilizamos também, como aporte teórico, o tópico “A Sociologia no Ensino Médio” das Orientações Curriculares Nacionais (2006), documento que serve como um instrumento de apoio para que os professores desenvolvam propostas didático-pedagógicas a serem trabalhadas em sala de aula. Acreditamos que a relação estabelecida neste estudo entre o gênero musical “repente” e as abordagens teóricas do pensamento sociológico podem contribuir de forma positiva para a realização das aulas de Sociologia no Ensino Médio.
Abstract: This paper aims to present a poetical gender called repente or cantoria, as an attempt to take it to school and suggest it as a methodological didactic resource to be worked in Sociology classes in High School. There are countless works of singers that concern social issues allowing Sociology teachers to explore such themes with their students, in the classroom. We have chosen for our analysis the poem The Sweat of the Explored (1995), which deals with the exploitative situation the worker is constantly living in his job. We can find in its strophes concepts related to those developed by the philosopher Karl Marx on the subject “work”. We have approached, at first, some concepts of this thinker‟s theory, especially the ones that refer to the subject of labor. Then, we have made the analysis of the poem, highlighting, in the strophes, the poets‟ verses that were befitting with the referred philosopher‟s vision. We have also used, as a theoretical support, the topic “Sociology in High School” from the National Curriculum Guidelines (2006), a document that serves as a means of supporting for teachers to develop didactic and pedagogical proposals to be worked upon in the classroom. We believe that the relationship established in this study between the musical gender “repente” and the theoretical approaches of the sociological thinking may contribute in a positive way for the performance of Sociology classes in High School.
Keywords: Educação
Ensino médio
Sociologia
Recursos didático
Education  
High school
Sociology  
Teaching Resources
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5592
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JUSSARA NOGUEIRA DE SOUZA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfJussara Nogueira de Souza - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.325.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.