Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5593
Title: Bullying no ambiente escolar.
Other Titles: Bullying in the school environment.
???metadata.dc.creator???: SALVADOR, Flávia Antonino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Sônia Maria Lira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Walberto Barbosa da.
Keywords: Escola - violência;Bullying;Comportamento social;School - Violence  ;Bullying  ;Social behavior
Issue Date: 26-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALVADOR, Flávia Antonino. Bullying no ambiente escolar. 2015. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5593
???metadata.dc.description.resumo???: O bullying é um fenômeno que vem se alastrando em todas as escolas do mundo todo, é uma violência que ocorre entre alunos e na maioria das vezes vem mascarada ou invisível e quando detectada pode ser tarde demais pois os envolvidos já estão bastante prejudicados e muitas vezes com problemas psicológicos que muitos não conseguem se recuperar dos traumas sofridos gerando consequências para o resto de suas vidas. Diante disso a pesquisa de campo desse trabalho foi realizada em uma escola pública localizada na cidade de Serra Branca no cariri paraibano com o objetivo de compreender qual a percepção dos alunos sobre o bullying e suas formas de se propagar na escola . A metodologia utilizada foi uma pesquisa com abordagem qualitativa, com aplicação de questionário contendo dez perguntas sendo oito objetivas e duas subjetivas. O resultado nos mostrou que os alunos tem consciência do que seja o bullying bem como já vivenciaram essa violência na instituição se identificando como vítimas e expectadores e nenhum se identificou como agressor o que torna um problema ainda mais complexo para os responsáveis da instituição identificar os envolvidos dessa violência e combatê-la pois causa um grande transtorno para os envolvidos em seu desempenho escolar e social.
Abstract: The Bullying is a phenomenon that has been spreading in all schools around the world, is violence that occurs between students and most of the time is masked or invisible and when detected may betoo late for those involved are already quite damaged and often with psychological problems that many can not recover from the traumas resulting consequences for the rest of their lives. Against that the fieldwork of this work was carried out in a public school located in the White Mountains in Paraiba cariri in order to understand what the perceptions of students about bullying and ways of spreading to the school. The methodology used was a qualitative research, with a questionnaire containing ten questions eight objective and two subjective. The result showed us that students are aware of what bullying is and have experienced such violence in the institution identifying themselves as victims and spectators and no identified as the aggressor which makes it an even more complex problem for those responsible for the institution to identify those involved in this violence and fighting it as an increased burden for those involved in their school and social performance.
Keywords: Escola - violência
Bullying
Comportamento social
School - Violence  
Bullying  
Social behavior
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5593
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLÁVIA ANTONINO SALVADOR - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfFlávia Antonino Salvador - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.319.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.