Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596
Title: Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB.
Other Titles: Racial Prejudice at School: A Look at the View of School Actors at State School prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: GUILHERME, Jaderson de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: Escola - conflitos;Comportamento social;Preconceito racial;School - conflicts  ;Social behavior  ;Racial prejudice
Issue Date: 26-Mar-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUILHERME, Jaderson de Sousa. Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. 2015. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596
???metadata.dc.description.resumo???: O preconceito racial contra o negro está presente na sociedade nos diversos segmentos sociais no Brasil e no mundo. No Brasil, vemos os negros (pretos e pardos) como maioria da população. No mercado de trabalho, são os mais desvalorizados e com os menores salários, morando quase sempre em bairros pobres. Sendo assim, a escola uma das instituições incumbidas de preparar o aluno para exercer a cidadania, é historicamente preconceituosa. Tendo em vista que a escola é preconceituosa e que há uma escassez de trabalhos com essa temática na região do cariri paraibano, foi o motivo pelo qual foi feito este estudo visando atrair as atenções para o preconceito racial contra o negro dentro dessa instituição. Sendo assim, aqui pretende-se saber, na visão dos atores escolares, alunos(as), porteiros, professores de sociologia e gestora escolar, se existe ou não o preconceito contra o negro dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, se preferem afirmar ou silenciar o preconceito e saber se o tema está sendo tratado adequadamente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado o questionário como ferramenta para coletar os dados. Neste estudo o que nos aponta é o silêncio por parte dos alunos quando presenciam o preconceito contra o negro e que, segundo os atores escolares, essa prática é mais comum entre os alunos. A ideia de se discutir isoladamente a questão racial em disciplinas pontuais, na área de humanas, e discutir abundantemente em uma data comemorativa também aparece. Sendo assim, a escola é preconceituosa, embora boas ações tenham sido feitas no combate ao preconceito, isso ainda não é o suficiente.
Abstract: Racial prejudice against black is present in society in different social segments in Brazil and worldwide. In Brazil, we see the black (black and brown) as most of the population. In the labor market, are the most undervalued and with the lowest wages, often living in poor neighborhoods. Thus, the school of the institutions responsible for preparing students to exercise citizenship, is historically biased. Given that the school is prejudiced and that there is a lack of studies on this topic in the Paraiba cariri region, was the reason why it was done this study to draw attention to racial prejudice against black within that institution. So here it is intended to know, in view of school actors, students (as), porters, sociology teachers and school management, whether or not the prejudice against black within the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz, are preferred state or mute the bias and whether the subject is being handled properly. This research is a qualitative approach and applied the questionnaire as a tool to collect the data. In this study which points us is the silence from students when they see the prejudice against black and, according to the school actors, this practice is more common among students. The idea of separately discuss the issue of race in individual disciplines in the humanities, and discuss thoroughly in a commemorative date also appears. Therefore, the school is biased, though good deeds have been made in the fight against prejudice, this is still not enough.
Keywords: Escola - conflitos
Comportamento social
Preconceito racial
School - conflicts  
Social behavior  
Racial prejudice
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDESON DE SOUSA GUILHERME - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfJaderson de Sousa Guilherme - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.