Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUILHERME, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4642079545001597pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.contributor.referee1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.referee2CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.guilherme-
dc.description.resumoO preconceito racial contra o negro está presente na sociedade nos diversos segmentos sociais no Brasil e no mundo. No Brasil, vemos os negros (pretos e pardos) como maioria da população. No mercado de trabalho, são os mais desvalorizados e com os menores salários, morando quase sempre em bairros pobres. Sendo assim, a escola uma das instituições incumbidas de preparar o aluno para exercer a cidadania, é historicamente preconceituosa. Tendo em vista que a escola é preconceituosa e que há uma escassez de trabalhos com essa temática na região do cariri paraibano, foi o motivo pelo qual foi feito este estudo visando atrair as atenções para o preconceito racial contra o negro dentro dessa instituição. Sendo assim, aqui pretende-se saber, na visão dos atores escolares, alunos(as), porteiros, professores de sociologia e gestora escolar, se existe ou não o preconceito contra o negro dentro da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, se preferem afirmar ou silenciar o preconceito e saber se o tema está sendo tratado adequadamente. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi aplicado o questionário como ferramenta para coletar os dados. Neste estudo o que nos aponta é o silêncio por parte dos alunos quando presenciam o preconceito contra o negro e que, segundo os atores escolares, essa prática é mais comum entre os alunos. A ideia de se discutir isoladamente a questão racial em disciplinas pontuais, na área de humanas, e discutir abundantemente em uma data comemorativa também aparece. Sendo assim, a escola é preconceituosa, embora boas ações tenham sido feitas no combate ao preconceito, isso ainda não é o suficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titlePreconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2015-03-26-
dc.description.abstractRacial prejudice against black is present in society in different social segments in Brazil and worldwide. In Brazil, we see the black (black and brown) as most of the population. In the labor market, are the most undervalued and with the lowest wages, often living in poor neighborhoods. Thus, the school of the institutions responsible for preparing students to exercise citizenship, is historically biased. Given that the school is prejudiced and that there is a lack of studies on this topic in the Paraiba cariri region, was the reason why it was done this study to draw attention to racial prejudice against black within that institution. So here it is intended to know, in view of school actors, students (as), porters, sociology teachers and school management, whether or not the prejudice against black within the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz, are preferred state or mute the bias and whether the subject is being handled properly. This research is a qualitative approach and applied the questionnaire as a tool to collect the data. In this study which points us is the silence from students when they see the prejudice against black and, according to the school actors, this practice is more common among students. The idea of separately discuss the issue of race in individual disciplines in the humanities, and discuss thoroughly in a commemorative date also appears. Therefore, the school is biased, though good deeds have been made in the fight against prejudice, this is still not enough.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596-
dc.date.accessioned2019-08-09T12:32:25Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2019-08-09T12:32:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscola - conflitospt_BR
dc.subjectComportamento socialpt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectSchool - conflicts  pt_BR
dc.subjectSocial behavior  pt_BR
dc.subjectRacial prejudicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUILHERME, Jaderson de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRacial Prejudice at School: A Look at the View of School Actors at State School prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationGUILHERME, Jaderson de Sousa. Preconceito racial na escola: Um olhar sobre a visão dos atores escolares na escola estadual prof. José Gonçalves de Queiroz, Sumé - PB. 2015. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5596pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JARDESON DE SOUSA GUILHERME - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdfJaderson de Sousa Guilherme - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.