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Title: Responsabilidade social: um estudo no setor de panificação de Campina Grande – PB.
Other Titles: Social responsibility: a study in the bakery sector of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: ARISTÓTELES JUNIOR, Luiz Carlos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARTINS, Maria de Fátima
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos do
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERNANDES, Maria Aldano de França
Keywords: Responsabilidade social;Sustentabilidade;Desenvolvimento econômico;Social responsibility;Sustainability;Economical development
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARISTÓTELES JUNIOR, Luiz Carlos . Responsabilidade social: um estudo no setor de panificação de Campina Grande – PB. 2010. 98 f.(Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5599
???metadata.dc.description.resumo???: A globalização fez surgir um novo cenário econômico, modificando o modo de agir e pensar das empresas, sendo notável ao longo dos anos, a crescente exigência para que as empresas contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável. Nesse sentido, torna-se de significativa relevância levantar uma discussão em torno do tema Responsabilidade Social nas Empresas e sua importância no atual contexto dos negócios, onde são exigidas das mesmas uma postura adequada e responsável com a sociedade e o meio ambiente. Nessa perspectiva, o objetivo de trabalho consiste em identificar o estágio de responsabilidade social do setor de panificação de Campina Grande-PB, na percepção dos gerentes e proprietários das empresas, tomando como base a metodologia do Instituto Ethos. Quanto à metodologia, o presente estudo é de natureza exploratória, sendo realizada uma pesquisa de campo no setor de panificação em Campina Grande-PB. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas presenciais junto aos gerentes ou proprietários das panificadoras através do instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social (2008) para o setor de panificação, a partir de um conjunto de indicadores compondo 7 dimensões, a saber: Valores e Transparência, Público Interno, Meio Ambiente, Fornecedores, Clientes, Comunidade e Governo e Sociedade. Os resultados do estudo apontaram que as empresas pesquisadas possuem, mesmo que de forma incipiente, algumas práticas de responsabilidade social, levando a necessidade de reavaliar a postura das mesmas, visando novas atitudes que podem ser tomadas para incorporar práticas e ações de forma mais efetiva que resultem em benefícios para as empresas do setor e para a sociedade, podendo assim, contribuir com a sustentabilidade do município.
Abstract: The globalization made new economical scenery to appear, modifying the way of to act and to think of the companies, being notable along the years, to growing demand for the companies to contribute for the maintainable economical development. In that sense, he/she becomes of significant relevance to lift a discussion around the theme Social Responsibility in the Companies and his/her importance in the current context of the businesses, where they are demanded an appropriate posture from the same ones and responsible with the society and the environment. In that perspective, the work objective consists of identifying the apprenticeship of social responsibility of the section of bread-making of Campina Big-PB, in the managers' perception and proprietors of the companies, taking as base Institute Ethos's methodology. As for the methodology, the present study is of exploratory nature, being accomplished a field research in the breadmaking section in Campina Big-PB. For the collection of the data interviews were accomplished witness the managers or proprietors of the bakeries close to through the research instrument developed by the Institute Ethos of Social Responsibility (2008) for the bread-making section, starting from a group of indicators composing 7 dimensions, to know: values and transparency, Internal Public, Environment, Suppliers, Customers, Community and Government and Society. The results of the study pointed that the researched companies possess, even if in an incipient way, some practices of social responsibility, taking the need to revalue the posture of the same ones, seeking new attitudes that can be taken to incorporate practices and actions in a more effective way than they result in benefits for the companies of the section and for the society, being able to like this, to contribute with the sustainability of the municipal district.
Keywords: Responsabilidade social
Sustentabilidade
Desenvolvimento econômico
Social responsibility
Sustainability
Economical development
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5599
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