Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/560
Title: Relações de gênero no espaço religioso pentecostal paraibano: comparação entre a Assembléia de Deus e a Bola de Neve Church, em Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: MACIEL, Pollyanne Rachel Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Magnólia Gibson Cabral da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEÓN, Adriano Azevedo Gomes de.
Keywords: Relações de Gênero;Religião;Pentecostalismo;Gender Relations;Religion;Pentecostalism;Igreja Assembléia de Deus;Bola de Neve Church
Issue Date: 27-Feb-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MACIEL, P. R. F. Relações de gênero no espaço religioso pentecostal paraibano: comparação entre a Assembléia de Deus e a Bola de Neve Church, em Campina Grande-PB. 159 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A finalidade desse trabalho é analisar as relações de gênero no espaço religioso pentecostal paraibano, através de uma comparação entre a Assembléia de Deus – um dos modelos mais tradicionais no subcampo das pentecostais – e a Bola de Neve Church – uma das propostas de religiosidades mais recentes e alternativas no subcampo das neopentecostais, em Campina Grande – PB. Buscou-se verificar a recepção dos membros das comunidades comparadas às recentes discussões sobre a ordenação de mulheres ao pastorado e se o debate fez emergir novas concepções a respeito dos lugares que as mulheres ocupam nas comunidades selecionadas. Nossa abordagem se baseou na discussão teórica sobre gênero, destacando principalmente as contribuições de Joan Scott, Judith Butler e Pierre Bourdieu. Para dar conta da avaliação de eventuais transformações, historicizamos o debate sobre o lugar das mulheres e dos homens nas instituições religiosas pesquisadas, levantando dados sobre as configurações e reconfigurações das relações de gênero ao longo do tempo nestas comunidades de fé. Descrevemos os tipos de atividades desempenhadas privilegiadamente pelas mulheres nessas instituições, identificando, também, em que medida as mulheres reproduzem, subvertem, se apropriam e reinterpretam os discursos religiosos sobre as relações de gênero, bem como as eventuais formas de articulação entre interesse individual e interesse institucional. A metodologia adotada teve caráter qualitativo, realizada em três vertentes principais – observação direta, entrevistas semiestruturadas e análise documental.
Keywords: Relações de Gênero
Religião
Pentecostalismo
Gender Relations
Religion
Pentecostalism
Igreja Assembléia de Deus
Bola de Neve Church
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/560
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLLYANNE RACHEL FERNANDES MACIEL – DISSERTAÇÃO (PPCS) 2015.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.