Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
Title: Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
Other Titles: Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology.
???metadata.dc.creator???: QUARESMA, Rafaela Maurício.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Rozenval de Almeida e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Sociologia - ciência;Sociologia - ensino;Educação básica;Sociology - science  ;Sociology - teaching  ;Basic education
Issue Date: 14-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana.
Abstract: This study titled "strangeness and denaturing in the teaching of sociology in cariri of Paraiba", it is a qualitative, descriptive and effective in the State Preparatory High School Innovative Integrated on Professional Education - José Leite de Souza, located in Monteiro, PB with students and high school sociology teacher. The purpose of this study is to analyze the extent to which the discipline meets its functionality as a scientific field from the promotion of estrangement and denaturing around the content covered to a greater understanding of social reality. For this, in this research, we use the methods: focus group, which is made up of high school students; observation, held from Supervised Internship I, and questionnaires, which were directed to two teachers who taught the discipline. The results obtained show that, in a limited way, the contents promote greater reflexivity around the reality of most critical and rational manner, that, when they are promoted the process of estrangement and denaturing, however, there was also the enigma that consistently yields methodological debates, and who continue to perpetuate the teaching of this discipline is that build knowledge beyond the classroom, and what more coming for teaching content, which may allow students a more comprehensive and sensitive view before the practical world and their daily reality.
Keywords: Sociologia - ciência
Sociologia - ensino
Educação básica
Sociology - science  
Sociology - teaching  
Basic education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFAELA MAURÍCIO QUARESMA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2015..pdf Rafaela Maurício Quaresma - TCC Ciências Sociais CDSA 2015.534.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.