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Title: Percepção dos enfermeiros acerca do gerenciamento dos serviços hospitalares.
Other Titles: Perception of nurses about the management of hospital services.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Tales Ramon Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: TEIXEIRA, Olga Feitosa Braga.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Edineide Nunes da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: HENRIQUE , Roberta Romero de Miranda.
Keywords: Gerenciamento hospitalar;Serviços hospitalares;Administração hospitalar - enfermagem;Hospital Management;Hospital Services;Hospital Administration - Nursing
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Tales Ramon Rodrigues de. Percepção dos enfermeiros acerca do gerenciamento dos serviços hospitalares. 2014. 56f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A enfermagem atualmente é responsável pela gerência do cuidado e de unidades, atividade esta que envolve a previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos para o funcionamento do serviço. Desse modo, o trabalho do enfermeiro gerente nas unidades dentro do contexto hospitalar é essencial para a organização, e coordenação de todas as atividades dentro de sua unidade. Objetivou-se analisar a percepção dos enfermeiros acerca do gerenciamento dos serviços hospitalares. A pesquisa foi do tipo exploratória, descritiva com a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 07 enfermeiros atuantes no Hospital Regional de Cajazeiras, localizado na cidade de Cajazeiras-PB, Brasil. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semi-estruturada, realizada em agosto de 2014. A pesquisa obedeceu a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e enviada ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande. As respostas obtidas foram agrupadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin, onde surgiram 05 categorias: A importância da organização do setor na percepção dos enfermeiros; O planejamento de atividades realizadas pelo enfermeiro; Comunicação do enfermeiro e os demais membros da equipe; Supervisão de recursos humanos e materiais e Funções do enfermeiro gerente na percepção dos entrevistados. Os dados foram analisados conforme a literatura pertinente. Os resultados mostraram que a principal importância da organização do setor na percepção dos entrevistados é a continuidade da assistência, garantindo assim um cuidado de qualidade. O planejamento das atividades dos enfermeiros está relacionado basicamente a fazer check-list de materiais, equipamentos e pessoal. O processo de comunicação enfermeiro/equipe de enfermagem foi considerado satisfatório pela metade dos entrevistados, enquanto outros achavam que precisava melhorar; contudo todos os entrevistados reconhecem que uma boa comunicação é uma ferramenta indispensável para um correto andamento do serviço. A totalidade dos entrevistados considera de extrema relevância a supervisão de enfermagem, visto que isto se relaciona com a melhoria dos serviços ofertados e da qualidade da assistência. Os enfermeiros apresentavam uma visão extremamente tecnicista no que se referia as funções do enfermeiro gerente, visto que as funções citadas pelos entrevistados se referiam à supervisão dos técnicos de enfermagem, dos materiais, organização do posto de enfermagem, e assistência propriamente dita aos pacientes. Conclui-se que é deficiente o conhecimento acerca de atividades primordiais para o gerenciamento do cuidado nas unidades hospitalares, sendo necessário que os enfermeiros se apropriem da função de gerência como um foco possível de ser desempenhado em todos os âmbitos do seu trabalho. Para isso, necessitam de instrumentalizar, adquirir conhecimentos e envolver a equipe de enfermagem numa construção coletiva, onde o foco seja um cuidado de enfermagem qualitativo, baseado em conhecimentos próprios que embasem a enfermagem como ciência do cuidado. Pretende-se, portanto, não encerrar as pesquisas sobre essa temática, e sim, instigar outras, visto à sua importância para a prática do enfermeiro, para o meio acadêmico, assim como para a sociedade
Abstract: Nursing is currently responsible for the management and care units, this activity which involves forecasting, provision, maintenance, control of material and human resources for the operation of the service. Thus, the work of the nurse manager in the units within the hospital setting is essential for the organization and coordination of all activities within their unit. This study aimed to analyze the perception of nurses regarding the management of hospital services. The research was exploratory, descriptive with qualitative approach. The research subjects were 07 nurses working in Cajazeiras Regional Hospital, located in Cajazeiras-PB, Brazil. The data collection instrument used was a semi-structured interview, conducted in August 2014 The research conformed to Resolution 466/12 of the National Health Council and forwarded to the Federal University of Campina Grande and Research Ethics Committee. The responses were grouped according to the technique of content analysis Laurence Bardin, where 05 categories emerged: The importance of the industry organization in the perception of nurses; The planning activities performed by nurses; Communication of nurses and other team members; Supervision of human, material and functions of the nurse manager in the perception of respondents resources. The data were analyzed according to the literature. The results showed that the main importance of the industry organization in the perception of respondents is the continuity of care, ensuring quality care. The planning of the activities of nurses is related basically to check the list of materials, equipment and personnel. The process of nurse / nursing staff communication was satisfactory in half of the respondents, while others thought they needed to improve; however all respondents recognize that good communication is an indispensable tool for a correct functioning of the service. All the respondents considered extremely relevant to nursing supervision, as it relates to the improvement of services offered and the quality of care. The nurses had an extremely technical vision when it came to the functions of the nurse manager, since the functions cited by respondents referred to the supervision of nursing staff, materials, organization of the nursing station, and proper care to patients. We conclude that deficient knowledge about primary activities for the management of care in hospitals and it is necessary that nurses take ownership of the role of management as a focus can be played in all areas of their work. For this, they need to manipulate, acquire knowledge and involve nursing staff in a collective construction, where the focus is one qualitative nursing care, based on own knowledge on which to base nursing as care science. It is intended, therefore, do not terminate research on this topic, and yes, instigating others, because of its importance to the nurse practice to academia, as well as for society.
Keywords: Gerenciamento hospitalar
Serviços hospitalares
Administração hospitalar - enfermagem
Hospital Management
Hospital Services
Hospital Administration - Nursing
???metadata.dc.subject.cnpq???: Enfermagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5608
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