Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612
Title: O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças.
Other Titles: Drawing as a tool for soil education: children's eyes.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Márcio Fernando de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: COELHO, Glauciane Danusa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Cleomária Gonçalves da.
Keywords: Pedologia;Ensino de pedologia para crianças;Solos;Educação infantil – desenhos;Pedology;Pedology education for children;Soils;Early childhood education - drawings
Issue Date: 12-Nov-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Márcio Fernando de Lima. O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças. 2015. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612
???metadata.dc.description.resumo???: O solo é o componente integrador dos ecossistemas, mas seu conhecimento ainda é limitado, sendo um agravante para o avanço da degradação. A arte é fundamental na construção do conhecimento e o desenho tem, portanto, importância considerável na construção da aprendizagem infantil, sobretudo quando se considera a experiência de cada criança. O desenho infantil apresenta uma pluralidade de possibilidades que se caracterizam como um modo alternativo da criança de se colocar no mundo. O trabalho objetivou avaliar o entendimento e analisar as representações artísitcas das crianças da rede pública municipal de Sumé (PB) sobre os recursos edáficos, sua importância, funções, as práticas de conservação, a fauna edáfica, as interações com o homem e demais elementos da Natureza, através de palestras, exercícios e práticas de desenhos, numa proposta interativa, dialógica, espontânea e participativa. Foram realizadas palestras e oficinas com as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental e aplicado questionários de percepção ambiental sobre o entendimento destas sobre os solos. Após a avaliação dos questionários foram realizadas práticas de desenhos sobre as temáticas apresentadas. Os resultados mostraram que o desenho tem a capacidade de revelar a evolução do pensamento da criança sobre o solo, evidenciando a importância destas atividades no desenvolvimento da aprendizagem infantil e na sensibilização para a importância, valorização e conservação dos recursos do solo.
Abstract: Soil is the integrating component of ecosystems, but their knowledge is still limited and is an aggravating factor for the advancement of degradation. Art is fundamental in the construction of knowledge and the design therefore has considerable importance in the construction of children's learning. Especially when considering each child's experience. The children's drawing shows a plurality of possibilities that are characterized as a child of the alternative method of setting the world. The study aimed to evaluate the understanding and analyze therepresentationsartísitcasof children's municipal schoolSumé (PB) on soil resources, its importance, functions, conservation practices, soil fauna, interactions with humans and other elements of nature through paletras , exercises and practical designs, an interactive, dialogical, and participatory espontâna proposal. Lectures and workshops were held with the children of the 6th grade of elementary school and applied environmental perception survey on the understanding of these on soils. After evaluation of the questionnaires drawings practices were held on the topics presented. The results showed that the design has the ability to reveal the evolution of the thinking of the child on the ground, showing the importance of this activity in the development of children's learning and awareness of the importance, value and conservation of soil resources.
Keywords: Pedologia
Ensino de pedologia para crianças
Solos
Educação infantil – desenhos
Pedology
Pedology education for children
Soils
Early childhood education - drawings
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIO FERNANDO DE LIMA SILVA - TCC AGROECOLOGIA 2015.pdfMárcio Fernando de Lima Silva - TCC AGROECOLOGIA 2015. 1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.