Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1COELHO, Glauciane Danusa.-
dc.contributor.referee2SILVA, Cleomária Gonçalves da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2015.tccmon.silva-
dc.description.resumoO solo é o componente integrador dos ecossistemas, mas seu conhecimento ainda é limitado, sendo um agravante para o avanço da degradação. A arte é fundamental na construção do conhecimento e o desenho tem, portanto, importância considerável na construção da aprendizagem infantil, sobretudo quando se considera a experiência de cada criança. O desenho infantil apresenta uma pluralidade de possibilidades que se caracterizam como um modo alternativo da criança de se colocar no mundo. O trabalho objetivou avaliar o entendimento e analisar as representações artísitcas das crianças da rede pública municipal de Sumé (PB) sobre os recursos edáficos, sua importância, funções, as práticas de conservação, a fauna edáfica, as interações com o homem e demais elementos da Natureza, através de palestras, exercícios e práticas de desenhos, numa proposta interativa, dialógica, espontânea e participativa. Foram realizadas palestras e oficinas com as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental e aplicado questionários de percepção ambiental sobre o entendimento destas sobre os solos. Após a avaliação dos questionários foram realizadas práticas de desenhos sobre as temáticas apresentadas. Os resultados mostraram que o desenho tem a capacidade de revelar a evolução do pensamento da criança sobre o solo, evidenciando a importância destas atividades no desenvolvimento da aprendizagem infantil e na sensibilização para a importância, valorização e conservação dos recursos do solo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças.pt_BR
dc.date.issued2015-11-12-
dc.description.abstractSoil is the integrating component of ecosystems, but their knowledge is still limited and is an aggravating factor for the advancement of degradation. Art is fundamental in the construction of knowledge and the design therefore has considerable importance in the construction of children's learning. Especially when considering each child's experience. The children's drawing shows a plurality of possibilities that are characterized as a child of the alternative method of setting the world. The study aimed to evaluate the understanding and analyze therepresentationsartísitcasof children's municipal schoolSumé (PB) on soil resources, its importance, functions, conservation practices, soil fauna, interactions with humans and other elements of nature through paletras , exercises and practical designs, an interactive, dialogical, and participatory espontâna proposal. Lectures and workshops were held with the children of the 6th grade of elementary school and applied environmental perception survey on the understanding of these on soils. After evaluation of the questionnaires drawings practices were held on the topics presented. The results showed that the design has the ability to reveal the evolution of the thinking of the child on the ground, showing the importance of this activity in the development of children's learning and awareness of the importance, value and conservation of soil resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612-
dc.date.accessioned2019-08-09T19:02:24Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2019-08-09T19:02:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedologiapt_BR
dc.subjectEnsino de pedologia para criançaspt_BR
dc.subjectSolospt_BR
dc.subjectEducação infantil – desenhospt_BR
dc.subjectPedologypt_BR
dc.subjectPedology education for childrenpt_BR
dc.subjectSoilspt_BR
dc.subjectEarly childhood education - drawingspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Márcio Fernando de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDrawing as a tool for soil education: children's eyes.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Márcio Fernando de Lima. O desenho como ferramenta da educação em solos: o olhar das crianças. 2015. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5612pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIO FERNANDO DE LIMA SILVA - TCC AGROECOLOGIA 2015.pdfMárcio Fernando de Lima Silva - TCC AGROECOLOGIA 2015. 1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.