Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5622
Title: Motivação e clima organizacional: percepção dos funcionários de uma ótica na cidade de Campina Grande – PB.
Other Titles: Motivation and organizational climate from the perception of employees in a perspective of the city Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MENÊZES, Anna Karolina Marinho de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACIEL, Helltonn Winicius Patricio
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: ABRANTES, Luciene Alencar Firmo
Keywords: Clima organizacional;Cultura organizacional;Motivação;Organizational climate;Organizational culture;Motivation
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, Anna Karolina Marinho de. Motivação e clima organizacional a partir da percepção de funcionários de uma ótica na cidade de Campina Grande – PB. 2013. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5622
???metadata.dc.description.resumo???: Diante do cenário instável do mercado, as pessoas são fatores fundamentais ao bom desempenho das organizações. As empresas precisam conhecer os seus funcionários, saber o que pensam, o que almejam, o que os motivam. Para que, só assim, adotem medidas que visem à melhoria continua do clima organizacional, a partir da motivação dos seus clientes internos. Neste contexto, o presente estudo objetivou analisar o que motiva os funcionários da empresa estudada e as possíveis interferências destes fatores motivacionais no clima da organização. A pesquisa trouxe uma abordagem teórica acerca de cultura organizacional, clima e motivação, focando na teoria de Maslow das necessidades dos indivíduos, a qual serviu de base para a construção do instrumento de coleta de dados para a pesquisa. No que se refere à metodologia, quanto aos fins, o estudo classifica-se como sendo descritivo e quanto aos meios, como sendo bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta utilizado na pesquisa foi o questionário, baseado no modelo de Ballestero-alvarez (2004), que possibilitou mensurar os dados quantitativamente. Com a análise dos dados obtidos na pesquisa, na qual foi traçado um comparativo dos temas motivação e clima organizacional, tornou-se possível concluir que há uma grande interface, na forma que, uma equipe de pessoas motivadas é fator essencial para a manutenção de um clima organizacional favorável. A pesquisa possibilitou diagnosticar na empresa estudada, seus pontos fracos e fortes no quesito motivação dos funcionários. A partir das médias obtidas para cada necessidade analisada, observou-se que os funcionários, de um modo geral, encontram-se satisfeitos com o trabalho, exceto para os fatores como: benefícios, descrição de cargos, sensibilidade da chefia e autonomia. Que, se não corrigidos, podem a vir impactar no clima da organização.
Abstract: Against the backdrop of the unstable market, people are fundamental to the performance of organizations. Companies need to know your employees know what they think , what they aspire to , what motivates them . So , just so , to adopt measures aimed at the continuous improvement of the organizational climate , from the motivation of their internal customers . In this context , the present study aimed to analyze what motivates the employees of the company studied and the possible interference of these motivational factors in the climate of the organization . The research brought about a theoretical organizational culture , climate and motivation , focusing on Maslow's theory of needs of individuals , which served as the basis for the construction of the instrument to collect data for research . With regard to methodology, as to the purposes , the study is classified as descriptive as to the means , as bibliographic and field . The instrument used in the research was the questionnaire , based on the model - alvarez Ballestero (2004 ) , which allowed data to measure quantitatively . With the analysis of the data obtained in the survey , which was drawn a comparison of motivation and organizational climate issues , it became possible to conclude that there is a great interface , in order that a team of motivated people is an essential factor for the maintenance of a organizational culture . The research allowed to diagnose in the company studied , their strengths and weaknesses in the question motivating employees . From the mean for every need analyzed , it was observed that employees , in general , are satisfied with the work , except for factors such as benefits , job descriptions , sensitivity and leadership autonomy. Which, if not corrected , may come to impact the climate of the organization.
Keywords: Clima organizacional
Cultura organizacional
Motivação
Organizational climate
Organizational culture
Motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5622
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANNA KAROLINA MARINHO DE MENÊZES - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2013.pdfAnna Karolina Marinho de Menezes - Relatório de Estágio Administração CH 2013456.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.