Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
Title: Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB.
Other Titles: Knowledge management: study of the seven dimensions, proposed by Terra (2005), in an educational institution in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MARINHO, Paula Pantoja Loureiro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORREIA , Suzanne Érica Nóbrega
???metadata.dc.contributor.referee1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
???metadata.dc.contributor.referee2???: CALDAS , Patrícia Trindade
Keywords: Conhecimento;Gestão do conhecimento;Modelo de terra;Knowledge;Knowledge management;Terra model
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARINHO, Paula Pantoja Loureiro. Gestão do conhecimento: estudo das sete dimensões, propostas por Terra (2005), em uma instituição de ensino de Campina Grande - PB. 2010. 93 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
???metadata.dc.description.resumo???: O advento e a evolução do processo de globalização acarretaram mudanças no cenário dos negócios, criando um ambiente de grande complexidade para as organizações, impulsionando estas a quebrarem antigos paradigmas transferindo o foco da produção/lucro no processo administrativo para o conhecimento, que passou a ser o elemento mais valioso para as organizações. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento, representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. O presente estudo tem por objetivo geral avaliar a Gestão do Conhecimento, a partir das sete dimensões proposta por Terra (2005), em uma Instituição de Ensino da rede privada situada no município de Campina Grande - PB. Nesta pesquisa, caracterizada como exploratória, descritiva e estudo de caso, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação participante de caráter qualitativo e um questionário quantitativo aplicado junto aos diretores, coordenadores e professores da IE com o intuito de identificar como a estratégia e alta administração, cultura organizacional, estrutura organizacional, administração de recursos humanos, sistemas de informação, mensuração dos resultados e aprendizado com o meio ambiente influenciam na geração de conhecimento dentro da IE. Com os resultados obtidos observou-se que a instituição estudada encontra-se num bom nível quanto à gestão do conhecimento, demonstrando bons resultados em todas as dimensões apresentadas. Destacando-se na dimensão referente aos sistemas de informação, em aspectos relacionados a cultura organizacional e algumas práticas de recursos humanos. No entanto, apresentou deficiências nos seguintes pontos: na forma de aferição da remuneração, inação de equipes temporárias dedicadas à criação de novos projetos, como também o não aproveitamento de ambientes informais como forma para troca de idéias relevantes.
Abstract: The advent and evolution of the Globalization process have made many changes in the business world, creating an environment of great complexity to the organizations and driving them to break old paradigms, transferring the focus of production/profit on the administrative process to the knowledge, which now has becoming the most precious thing to the organizations. The creation and implantation of processes that generate, store, manage and disseminate the knowledge represent the newest challenge to be faced by the companies. This study has by general goal to evaluate of the Knowledge Management, from the seven dimensions proposed by Terra (2005), on a private Education Institution, located in the city of Campina Grande-PB. In this research, qualified as exploratory, descriptive and case study, some instruments of data collection have been used, such as a qualitative participant observation and a quantitative questionnaire applied along the directors, coordinators and teachers from the Education Institution, aiming to identify how is strategy and high management, organizational culture, organizational structure, human resources management, informational systems, analysis of results and learning with the environment influence the generation of knowledge within the IE. With the collected data it was possible to conclude that the studied institution is at a good level regarding its knowledge management, showing good results in all dimensions. Its highlight is regarding the dimension of informational systems, in aspects related to organizational culture and some human resource practices. Although, it lacks on the following points: the way of checking the remuneration, inaction of temporary teams dedicated to creating new projects as well as the non-use of informal environments as a mean to exchange relevant ideas.
Keywords: Conhecimento
Gestão do conhecimento
Modelo de terra
Knowledge
Knowledge management
Terra model
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5631
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULA PANTOJA LOUREIRO MARINHO – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfPaula Pantoja Loureiro Marinho - Relatório de Estágio Administração CH 2010.441.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.