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Title: Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo.
Other Titles: Analysis of the use of marketing compound tools by third sector organizations: a comparative study.
???metadata.dc.creator???: HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos do
???metadata.dc.contributor.referee2???: NOGUEIRA, Gustavo Maurício Filgueiras
Keywords: Terceiro setor;Composto de marketing;Captação de recursos;Third sector;Marketing composing;Fundraising
Issue Date: 7-Jul-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HENRIQUES, Kally Fayruss da Silva. Análise da utilização das ferramentas do composto de marketing pelas organizações do terceiro setor: um estudo comparativo. 2010. 108 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
???metadata.dc.description.resumo???: O Terceiro Setor da economia tem crescido no Brasil e no mundo em velocidade superior aos tradicionais setores público e privado. Tal quadro de ascensão e desenvolvimento econômico tem gerado a necessidade de profissionalização das Organizações sem Fins Lucrativos, tornando imprescindível a incorporação à área social das técnicas de gestão de negócios que permeiam a administração. Este trabalho teve como principal objetivo analisar como uma dessas técnicas de gestão, especificamente o mix de marketing, através de suas quatro ferramentas adaptadas ao Terceiro Setor (serviço, custo, contexto social e comunicação), tem sido absorvida e utilizada pelas organizações sem fins lucrativos, para o alcance dos seus objetivos de gestão como prestação de serviços, disseminação de informações, captação de recursos e captação de voluntariado. Foi utilizado para tanto um estudo comparativo conduzido por uma pesquisa exploratório-descritiva. O universo do trabalho focalizou as organizações do Terceiro Setor da cidade de Campina Grande - PB e a amostra selecionada foi do tipo não-probabilística por acessibilidade, composta por três instituições, quais sejam: Fundação Assistencial da Paraíba, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS – Núcleo de Campina Grande e ONG Menina Feliz. Para coleta dos dados foi usada a pesquisa de campo através das técnicas de entrevista semi-estruturada e observação nãoparticipante. Para a determinação das variáveis e indicadores desse estudo fez-se uma adaptação, para realidade das organizações sem fins lucrativos, do modelo adotado por Cavalcanti (2004) e o método de análise de dados utilizado foi a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos na pesquisa indicaram níveis diferentes de utilização das ferramentas do mix de marketing pelas instituições, contudo verificou-se genericamente que o Terceiro Setor de Campina Grande ainda possui várias limitações quanto à utilização do marketing em suas atividades de gestão, apesar de já reconhecer a importância dessa ferramenta para o sucesso de muitas ações que promove principalmente às voltadas à captação de recursos.
Abstract: The Third Sector of the economy has been growing in Brazil and the world at higher rate than traditional public and private sectors. This economic development framework leads to rising and the need for professionalization of nonprofit institutions thereby making the addition to the social management techniques that permeate business administration. This study aims to analyze how one of these management techniques, specifically the mixing of market through its four marketing tools (service, cost, social context and communication) has been absorbed and used by Third Sector organizations to achieve their goals management and their work to the community, information dissemination, fundraising and attracting volunteers. In this research was used a comparative study conducted by an exploratory and descriptive survey. The universe of the work focus on the Third Sector organizations in the city of Campina Grande -PB and the sample selected was non-probabilistic accessibility, composed by three institutions, they are: Fundação Assistencial da Paraíba - FAP, Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com a AIDS and ONG Menina Feliz – All Placed in Campina Grande -PB. For the data collection was used field research through the techniques of semi-structured interview and observation. To determine the variables and indicators of this study was done an adaptation to reality of the nonprofit organizations, the model adopted by Cavalcanti (2004) and the method of data analysis used was a qualitative approach. The results obtained in the survey indicate different levels’ use of the tools of the marketing by institutions, but generally it was found that the Third Sector in Campina Grande has still several limitations on the using of marketing in their management activities, although, they recognize the importance of this tool to the success of many actions to promote to focus mainly on fundraising.
Keywords: Terceiro setor
Composto de marketing
Captação de recursos
Third sector
Marketing composing
Fundraising
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5633
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

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