Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5634
Title: Diagnóstico estratégico: compreendendo a realidade da Ótica Rubi.
Other Titles: Strategic diagnosis: understanding the reality of Ruby Optics.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Deisy Travassos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MOREIRA , Vinícius Farias
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALMEIDA, Sídia Fonseca
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA, Lúcia de Freitas
Keywords: Planejamento estratégico;Análises dos ambientes externo e interno;Estratégias;Strategic planning;Analysis of the external environment and internal;Strategies
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Deisy Travassos. Diagnóstico estratégico: compreendendo a realidade da Ótica Rubi. 2010. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5634
???metadata.dc.description.resumo???: Diante do contexto de mercado vivenciado atualmente pelas empresas, em que a forte concorrência, novas tecnologias, e comportamento de consumidores, por exemplo, são fatores que colocam as empresas em constante desafio, se faz necessária a adoção de ferramentas administrativas que proporcionem uma vantagem competitiva sustentável. Entre as ferramentas existentes existe a Administração Estratégica, que permite à empresa aproveitar oportunidades advindas do ambiente externo, diminuir impactos de fatores também do ambiente externo e verificar forças e fraquezas internas, elaborando estratégias, formas de implantação e controle para o efetivo alcance do resultado buscado. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um diagnóstico estratégico da Ótica Rubi, apresentando como objetivos específicos: identificar as oportunidades e ameaças existentes no ambiente externo da empresa; identificar os pontos fortes e fracos do ambiente interno da empresa e propor ações táticas para a empresa. Para a realização deste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso descritivo e aplicado de caráter qualitativo em que se utilizou como método e ferramenta de coleta de dados a reflexão critica e análise de documentos internos. Como resultados percebeu-se que a empresa apresenta como ameaça mais séria a gratuidade de consulta oftalmológicas oferecidas por concorrente, e nessa ameaça concentrou-se a estratégia da empresa que pela impossibilidade legal e ética de fazer a mesma prática, passaria a ofertar aos clientes 50% de desconto nas consultas na compra de óculos completos, atingindo um aumento de 20% de faturamento.
Abstract: Given the market environment currently experienced by companies in which the strong competition, new technologies, and consumer behavior, for example, are factors that put companies in a constant challenge, it is necessary to adopt administrative tools that provide a competitive advantage sustainable. Among the existing tools exist there is a strategic management, which enables the company to seize opportunities arising from the external environment, reduce impact of factors of external environment and also check internal strengths and weaknesses, developing strategies, forms of implementation and control for the effective range of the sought result . Within this context, the objective was to develop a management strategic for the Ótica Rubi, with the following objectives: identify opportunities and threats in the external environment of business; identify the strengths and weaknesses of the internal environment of the company and propose tactical actions for the company. For this work it was developed a case study descriptive and applied with qualitative character in which was used as a method and tool for data collection the critical reflection and analysis of internal documents. As a result it was realized that the company presents a threat more serious ophthalmologic consultation gratuity offered by a competitor, and this threat has focused the company's strategy that the legal and ethical impossibility of doing the same practice would offer customers 50 % discount on consultations in the purchase of glasses full, reaching a 20% increase in sales.
Keywords: Planejamento estratégico
Análises dos ambientes externo e interno
Estratégias
Strategic planning
Analysis of the external environment and internal
Strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5634
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DEISY TRAVASSOS ARAÚJO – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfDeisy Travassos Araújo - Relatório de Estágio Administração CH 2010.576 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.