Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5645
Title: Análise do sistema de franchising da Eva Bag & Shoes: percepções da relação entre o franqueador e os franqueados.
Other Titles: Eva Bag & Shoes franchise system analysis: perceptions of the relationship between franchisor and franchisees.
???metadata.dc.creator???: ANJOS, Antônia Maria Siqueira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA, Vinícius Farias
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Elmano Pontes
Keywords: Postura comportamental;Sistema franchising;Empreendedorismo;Relação franqueador e franqueado;Franchising system;Entrepreneurship;Behavioral posture;Franchisor and franchisee relationship
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANJOS, Antônia Maria Siqueira dos. Análise do sistema de franchising da Eva Bag & Shoes: percepções da relação entre o franqueador e os franqueados. 2015. 91 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5645
???metadata.dc.description.resumo???: O sistema de franchising é uma forma de expansão muito utilizada pelas empresas, nas quais o empreendedorismo é adotado como uma ferramenta, contribuindo nas melhorias e no desempenho dos negócios. Nesse sentido, tanto o franqueador como o franqueado utilizam de meios nos quais empreender é a melhor forma de alcançar e delimitar seus objetivos. Dependendo da postura (empreendedora, empresário e empregado), torna-se relativo o grau de envolvimento e de ações possíveis para se mensurar o seu desempenho na franquia. Desse modo, os elementos norteadores para esse estudo, partiu das características adotadas pelos franqueados e da relação com o franqueador para se obter o objetivo da pesquisa que é: analisar a influência da postura comportamental dos franqueados em relação ao franqueador para o sucesso do sistema de franchising da rede de franquias do ramo calçadista Eva Bag & Shoes. A parte empírica do estudo foi realizada através de uma entrevista semiestruturada realizada com a Sócia Diretora Administrativa, através de um roteiro elaborado pelo pesquisador Rodrigues (1998), como também foi realizado a aplicação de questionários (baseado no mesmo autor supracitado) aos franqueados da franquia em estudo. Concluiu-se através da análise aplicada desses roteiros que: o bom relacionamento entre franqueador e franqueado é o que mais impacta no desempenho da franquia, até mesmo do que a postura comportamental do franqueado. Entretanto a postura comportamental do franqueado empreendedor é a que mais se destaca contribuindo para o sucesso da franquia Eva Bag & Shoes. Vale ressaltar que todos participam e contribuem na relação com o franqueador e isso afeta diretamente com o desenvolvimento financeiro da franquia de forma positiva.
Abstract: The franchising system is a widely used way of expanding by companies, in which entrepreneurship is adopted as a tool, contributing to the business improvement and performance. In this sense, both the franchisor and the franchisee use means in which undertaking is the best way to reach and define their goals. Depending on the stance that each individual has, it becomes relative the level of involvement and possible actions to measure his/her performance on the franchise. In this work, the study was applied to a franchise shoes segment, which operates in this business field for eight years. The guiding elements for this study emerged from each individual characteristic (franchisor and franchisee), analyzed through the application of a questionnaire based on Rodrigues (1998) with the Network franchise and an interview with the franchisor (Partner Managing Director) developing the empirical part of the study. As a result, we obtained differences in the variables used in the research, which are the types of behavioral stance adopted by franchisees and are classified as entrepreneur, business owner and employee. It is noteworthy that all participate and contribute in the relationship with the franchisor and it directly affects the financial franchise development positively. The quality of this relationship is an issue of great importance in the study and in the franchising system.
Keywords: Postura comportamental
Sistema franchising
Empreendedorismo
Relação franqueador e franqueado
Franchising system
Entrepreneurship
Behavioral posture
Franchisor and franchisee relationship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5645
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTÔNIA MARIA SIQUEIRA DOS ANJOS – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfAntônia Maria Siqueira dos Anjos - Relatório de Estágio Administração CH 2015697.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.