Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5647
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, B. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8105044928086760pt_BR
dc.contributor.advisor1FIRMO, Luciene Alencar.-
dc.contributor.advisor1IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Hildegardes Santos de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, H. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8684527627469710pt_BR
dc.contributor.referee2CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoNo decorrer dos últimos anos, o mundo vem sofrendo transformações que englobam os campos sociais, econômicos, políticos e tecnológicos, e tais mudanças afetam diretamente os modelos de gestão das grandes empresas. Tal necessidade de adaptação ás mudanças externas e o acirramento da competição tornou essencial um programa de mudança dentro das organizações para harmonizar o ambiente interno ao ambiente externo a empresa. Diante disso, a mudança organizacional vem sendo cada vez mais focada dentro das corporações, e uma ferramenta que pode ser um grande auxílio ao administrador é o PMO – Proposta de Mudança Organizacional, que tem por objetivo racionalizar processos, identificar obsolescência de funções, quantificar perfis, processar e operacionalizar dados, construir manuais, definir um layout adequado para organização; resumindo é ferramenta que busca proporcionar uma gestão mais moderna e eficiente, mediante a análise de várias informações e buscando o aperfeiçoamento dos processos, uma cultura organizacional satisfatória e com foco nos resultados. O Programa de Educação Tutorial é proposto pelo Ministério da Educação, onde 12 alunos recebem bolsistas, para desenvolverem atividades voltadas para os três pilares do ensino superior, que são ensino, pesquisa e extensão. Diante disso, objetiva-se analisar as disfunções dos Grupos PET Administração e PET Economia da UFCG a partir da proposição de um Programa de Mudança Organizacional de acordo com o modelo de Carreira (2009). Esse estudo classifica-se como qualitativo e quantitativo, de caráter descritivo e exploratório, onde a partir dos questionários e entrevistas realizadas foram evidenciadas disfunções como a comunicação não ocorre de forma uniforme nos grupos, impactando as atividades, que as metodologias de divulgação para atrair o público não têm surtido efeito, comprometendo ainda mais as atividades; não há nenhum tipo de programa voltado para treinamento, capacitações, o que limita o desenvolvimento dos alunos; não há nenhum tipo de programa de recompensa para os alunos, o que pode desmotivar os bolsistas, entre outros aspectos que foram analisados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleProposta de mudança organizacional: um estudo de caso nos grupos do PET Administração e Economia da UFCG.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractOver the past few years, the world has undergone transformations that encompass social, economic, political and technological fields, and these changes directly affect the business models of large companies. Such need for adaptation to external changes and increased competition has made essential a change program within organizations to harmonize the internal environment to the external environment the company. Thus, organizational change has been increasingly focused within corporations, and a tool that can be a great aid administrator is the PMO - Proposal for Organisational Change, which aims to streamline processes, identify obsolete functions, quantify profiles , process and operational data, building manuals, set a suitable layout for organization; is summarizing tool that seeks to provide a more modern and efficient management, through the analysis of various information and seeking the improvement of the processes, a satisfactory organizational culture and focused on results. The Tutorial Education Program is proposed by the Ministry of Education, where 12 students receive monthly grants to develop activities for the three higher education pillars, which are teaching, research and extension. Therefore, the objective is to verify which organizational dysfunctions presented by PET Groups of Administration and Economy of the Federal University of Campina Grande, through a proposal for Organizational Change. This study is classified as qualitative and quantitative where from questionnaires and interviews were shown that communication does not occur evenly in groups, impacting activities, the dissemination of methodologies to attract the public have not been effective, compromising even more activities; there is no kind of program focused on training, capacity building, which limits the development of students; there is no type of reward program for students, which can demotivate the employee, among other aspects that were analyzed.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5647-
dc.date.accessioned2019-08-10T21:37:10Z-
dc.date.available2019-08-10-
dc.date.available2019-08-10T21:37:10Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMudança organizacionalpt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorialpt_BR
dc.subjectProposta de mudança organizacionalpt_BR
dc.subjectOrganizational changept_BR
dc.subjectProposal for organizational changept_BR
dc.subjectTutorial Education Programpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Beatriz Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposed organizational change: a case study in the groups of PET Administration and Economics of UFCG.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Beatriz Cavalcante. Proposta de mudança organizacional: um estudo de caso nos grupos do Pet Administração e Economia da UFCG. 2015. 64 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5647pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ CAVALCANTE DANTAS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfBeatriz Cavalcante Dantas - Relatório de Estágio Administração CH 2015591.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.