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Title: Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção.
Other Titles: Talent retention practices: employee perception of a retailer.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, Conceição Veruska Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Marielza Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee1???: FRANÇA, Maria Aldano de
???metadata.dc.contributor.referee2???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
Keywords: Retention;Talent;Retailer;Retenção;Talento;Varejista
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, Conceição Veruska Silva. Práticas de retenção de talentos: percepção dos funcionários de uma empresa varejista de confecção. 2015. 90 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5649
???metadata.dc.description.resumo???: Com o processo de globalização e a competitividade entre as empresa, as organizações passaram a se preocupar com o seu capital humano, levando em conta as expectativas dos colaboradores, sua motivação e satisfação com o trabalho. Em parceria com a área de gestão de pessoas as empresas sentem a necessidade de desenvolver práticas que estimulem o desejo de permanência do funcionário na organização. A retenção de talentos tem sido um fator chave para que a empresa se desenvolva e se mantenha firma no mercado. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores da empresa quanto às práticas de retenção de talentos aplicáveis na organização, considerando o tempo de trabalho na empresa. Para isso, a pesquisa foi classificada como quantitativa descritiva, com a realização de um estudo de caso sendo os dados coletado através de questionários aplicados com os funcionários de uma empresa do segmento varejista de confecção/vestuário. A análise do estudo foi realizada a partir das informações expressas nos questionário, sendo utilizado métodos de estatística descritiva, mensurando-os através do parâmetro denominado mediana. Através disso observou-se que no geral os constructos que tiveram uma percepção positiva dos funcionários foram: a cultura organizacional, o recrutamento e seleção, a socialização e o processo de avaliação de desempenho. No entanto, os constructos treinamento e desenvolvimento e recompensas tiveram uma percepção negativas dos colaboradores. Considerando o tempo de trabalho na empresa, pudemos constatar que os funcionários novatos são os responsáveis pela maior parte das respostas negativas atribuídas na pesquisa.
Abstract: With the process of globalization and competitiveness among companies, organizations have become concerned with its human capital, taking into account the expectations of employees, their motivation and job satisfaction. In partnership with the people management, area companies feel the need to develop practices that encourage employee's permanence desire in the organization. The talent retention has been a key factor for the company to develop and stand firm in the market. In this context, this paper aims to analyze the perception of the company's employees regarding retention practices of applicable talents in the organization, considering the working time in the company. For this, the research was classified as descriptive quantitative as the achievement of a case study and the data collected through questionnaires given to the employees of a company in the retail segment of manufacturing / clothing. The study analysis was performed from the information expressed in the questionnaire, and used methods of descriptive statistics by measuring them through the so-called median parameter. Through this, it was observed that in general the constructs that have had a positive perception of the staff were: organizational culture, recruitment and selection, socialization and performance assessment process. However, the constructs training and development and rewards had a negative perception of employees. Considering the working time in the company, we can see that the novice employees are responsible for the majority of negative responses assigned in the research.
Keywords: Retention
Talent
Retailer
Retenção
Talento
Varejista
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5649
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