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Title: Satisfação de clientes em relação aos serviços do ramo securitário automobilístico - o caso da Manaíra Corretora de Seguros Ltda.
Other Titles: Customer satisfaction in relation to automotive insurance services - the case of Manaíra Corretora de Seguros Ltda.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTI, Ady de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Carlos Eduardo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
Keywords: Satisfação;Marketing;Qualidade no Atendimento;Serviços.;Satisfaction;Quality in client dealing;Services
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTI, Ady de Melo. Satisfação de clientes em relação aos serviços do ramo securitário automobilÌstico - O Caso da ManaÌra Corretora de Seguros Ltda. 2008. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Com a disseminação dos mais diversos meios de comunicação e o advento das mais novas e avançadas tecnologias, o consumidor se torna cada vez mais exigente e bem informado, por encontrar-se numa posição de julgamento de qualidade um tanto quanto privilegiada acerca de todo o universo de produtos e serviços que lhe são disponibilizados no mercado pelas mais diversas organizações. As empresas atuantes no mercado de seguros, em particular, necessitam estar atentas ao modo como disponibilizam seus serviços, transmitindo constantemente uma imagem de confiança e segurança ao seu cliente, o qual confia-lhes seus bens patrimoniais e pessoais Neste sentido, esta pesquisa objetivou diagnosticar o nível de satisfação dos clientes do ramo de automóveis da Manaíra Corretora de Seguros, as a ocorrência de incidentes com os bens garantidos pelos contratos, apresentando um estudo descritivo das suas percepções de qualidade ao usufruir os serviços solicitados. Os resultados alcançados demonstraram que a empresa atendeu satisfatoriamente as expectativas da maioria de clientes, que percebeu um bom nível de qualidade tanto no atendimento inicial como no pós-venda. No entanto, constatou-se que é necessário implementar melhorias em pontos críticos como velocidade de atendimento, praticidade e consistência de promessas, no intuito de potencializar a retenção dos clientes e torná-los divulgadores do negócio.
Abstract: With the spread of the various means of communication and the advent of the most modern and advanced technology, the consumer is becoming increasingly demanding and well informed, since they find themselves in a somewhat privileged position to trial quality of the whole universe of products and services that are available on the market by the most diverse organizations. Companies engaged in the insurance market, in particular, need to be attentive to the way offering their services, constantly transmitting an image of confidence and security to their clients, which trust them their property and personal assets. Accordingly, this research aimed to diagnose the level of customer satisfaction of the branch of the cars from ManaÌra Insurance Broker, after the occurrence of incidents with the property secured by contracts, with a descriptive study of their perceptions of quality to enjoy the services requested. The results showed that the company satisfactorily met the expectations of the majority of customers, who saw a good level of quality both in the initial care as in post-sale. However, it was found that it is necessary to implement improvements at critical points such as speed of service, convenience and consistency of promises in order to enhance the retention of customers and make them advisers of the business.
Keywords: Satisfação
Marketing
Qualidade no Atendimento
Serviços.
Satisfaction
Quality in client dealing
Services
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5652
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