Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5656
Title: Análise de mercado para elaboração de um plano de negócio: um estudo sobre o turismo na terceira idade em Campina Grande – PB.
Other Titles: Market analysis for the elaboration of a business plan: a study about the tourism in the old age in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: MASCENA, Ana Paula Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Hildegardes Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERNANDES, Maria Aldano de França
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Marielza Barbosa
Keywords: Análise de mercado;Turismo;Terceira idade;Market analysis;Tourism;Seniors
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MASCENA, Ana Paula Rodrigues. Análise de mercado para elaboração de um plano de negócio: um estudo sobre o turismo na terceira idade em Campina Grande – PB. 2010. 69 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5656
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo tem por função principal gerar riquezas através da exploração das oportunidades percebidas. Nos últimos anos, o setor de turismo vem atraindo investimentos crescentes, tornando-se um mercado bastante competitivo, onde novas oportunidades estão surgindo, a exemplo do turismo voltado para a terceira idade. Aos novos empreendedores que pretendem investir nesse segmento, é fundamental realizar uma análise de mercado criteriosa como primeiro e mais importante passo para a elaboração de um bom plano de negócios. Este trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o turismo na terceira idade na cidade de Campina Grande-PB, tendo como objetivo analisar esse mercado com base nos elementos de caracterização do setor de turismo local, na descrição do segmento formado por clientes da terceira idade, na análise SWOT dos serviços oferecidos e no perfil da concorrência. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo. A amostra foi do tipo nãoprobabilística intencional e por acessibilidade composta por sete empresas de turismo instaladas em Campina Grande-PB. Os dados foram coletados mediante entrevistas realizadas com os gerentes das empresas pesquisadas e os depoimentos dos entrevistados foram analisados qualitativamente. Os resultados evidenciaram que essas empresas, embora estejam conscientes da tendência crescente do mercado turístico para a terceira idade, ainda não consideram as demandas desse público como uma oportunidade de investimento, limitando-se a oferecer pacotes turísticos genéricos, sem as devidas adequações às necessidades particulares dos clientes da terceira idade.
Abstract: Entrepreneurship has the task of generating wealth through the exploitation of perceived opportunities. In recent years, the tourism sector is attracting increased investment, becoming a very competitive market, where new opportunities are emerging, such as the tourism aimed at the elderly. New entrepreneurs wishing to invest in this segment, it is essential to conduct a thorough market as the first and most important step for developing a good business plan. This work is the result of research on tourism in the elderly in the city of Campina Grande- PB, with the aim of analyzing the market on the basis of characterization of the tourism sector, in describing the group formed by customers of the third age, SWOT analysis of the services offered and profiles. To this end, we conducted an exploratory and descriptive, from a literature review on the subject and a field survey. The sample was non-probabilistic intentional and accessibility composed of seven tourism companies located in Campina Grande-PB. Data were collected through interviews with managers of the companies surveyed and the interviewees' statements were analyzed qualitatively. The results showed that these companies, although they are aware of the growing trend of the tourism market for the elderly, still do not consider the demands of the public as an investment opportunity, but merely to offer tour packages generic, without appropriate adjustments to the particular needs customers for the elderly.
Keywords: Análise de mercado
Turismo
Terceira idade
Market analysis
Tourism
Seniors
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5656
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA PAULA RODRIGUES MASCENA – TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfAna Paula Rodrigues Mascena - TCC Monografia Administração CH 2010.586.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.