Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5657
Title: Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática.
Other Titles: Formation of strategies in micro and small companies in the service sector and sale of computer products.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Duana Melina Uchôa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FREITAS, Lúcia Santana de
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS , Adriana Salete de
???metadata.dc.contributor.referee2???: MOREIRA, Vinícius Farias
Keywords: Formação de estratégias;Micro e pequenas empresas;Setor de informática;Desempenho organizacional;Training strategies;Micro and small enterprises;Sector information technology;Organizational performance
Issue Date: 25-Nov-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Duana Melina Uchôa. Formação de estratégias em micro e pequenas empresas do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática. 2010. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5657
???metadata.dc.description.resumo???: O cenário em que estão inseridas as organizações é caracterizado por competitividade acirrada onde as mudanças ocorrem com uma rapidez impressionante e as dificuldades enfrentadas são crescentes e constantes. Planejar estrategicamente, portanto, se tornou imprescindível às empresas, principalmente às empresas de pequeno porte tendo em vista a fragilidade de seus processos e as dificuldades que enfrentam. Diante deste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar a formação da estratégia e o desempenho organizacional obtidos por empresas de pequeno porte do setor de prestação de serviços e venda de produtos de informática. Quanto à metodologia, o estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório e levado a cabo através do estudo de caso. Foram estudadas cinco empresas do setor mencionado, a partir da proposta apresentada por Santos et AL. (2007). Os resultados da pesquisa mostram que os aspectos do processo de formação de estratégias que diferem as empresas com desempenho superior das que obtiveram desempenho inferior são: o conhecimento já acumulado na empresa sobre o mercado como sendo mais importante para a decisão de adotar a estratégia que pesquisas e análises formais, o cumprimento de uma agenda de acompanhamento e avaliação da implantação da estratégia, foco também em ações e estratégias de competidores, firmeza das pessoas que apoiaram a decisão estratégica na hora de implementá-las e as mudanças representadas pela estratégia em relação às vigentes até então na empresa.
Abstract: The scenario in which they operate organizations is characterized by fierce competition where changes occur remarkably quickly and the difficulties are increasing and constant. Strategically plan, therefore, become indispensable to businesses, primarily to small businesses in view of the fragility of their processes and the difficulties they face. Against this background, this study aimed to analyze the formation of strategy and organizational performance obtained by small businesses in the sector service delivery and sale of computer products. Regarding methodology, the study characterized as descriptive and exploratory and conducted through the case study. We studied five companies in the sector mentioned, from the proposal presented by Santos et AL. (2007). The survey results show that aspects of the formation of strategies that differ from companies with superior performance that had lower performance are: the knowledge already accumulated in the company on the market as being more important for the decision to adopt the strategy that searches and formal reviews, the fulfillment of an agenda for monitoring and evaluating the implementation of the strategy, also focus on actions and strategies of competitors, the firmness of the people who supported the strategic decision in time to implement them and the changes represented by the strategy in relation to hitherto existing in the company.
Keywords: Formação de estratégias
Micro e pequenas empresas
Setor de informática
Desempenho organizacional
Training strategies
Micro and small enterprises
Sector information technology
Organizational performance
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5657
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DUANA MELINA UCHÔA MEDEIROS – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfDuana Melina Uchôa Medeiros - Relatório de Estágio Administração CH 2010.459.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.