Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5659
Title: Percepção dos alunos concluintes do curso de administração da UFCG, acerca do conteúdo de responsabilidade social empresarial.
Other Titles: Perception of graduating students from the UFCG business administration course about the content of corporate social responsibility.
???metadata.dc.creator???: ARAUJO, Stella Belmiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BANDEIRA, Lucilene Klênia Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA , Wilson Roberto da
???metadata.dc.contributor.referee2???: MARTINS , Maria de Fátima
Keywords: Responsabilidade social empresarial;Ensino;Conceitos;Empresas;Curso de Administração;Corporate social responsibility;Education;Concepts;Business administration course
Issue Date: 7-Dec-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAUJO, Stella Belmiro de. Percepção dos alunos concluintes do curso de administração da UFCG, acerca do conteúdo de responsabilidade social empresarial. 2010. 95 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5659
???metadata.dc.description.resumo???: A Responsabilidade Social Empresarial - é um conceito emergente do contexto da Revolução Industrial, porem ainda é um tema em construção na literatura, devido à dinâmica em que ele está inserido. A RSE tem exercido grandes impactos no âmbito empresarial, provocando alterações nos objetivos, nas estratégias e na própria cultura empresarial. Esse novo comportamento das organizações passa a ser um diferencial para a inserção do profissional no mercado de trabalho, ocasionando uma competitividade entre os profissionais. Diante dessas mudanças emerge a necessidade de um profissional competente e atualizado essas transformações exigindo da formação profissional acadêmica um conhecimento mais amplo do conceito de RSE. O presente estudo vem apoiar essa dimensão apresentando como objetivo geral a percepção dos alunos concluintes do curso de administração da UFCG, acerca do conteúdo de Responsabilidade Social Empresarial. A relevância deste estudo consiste em oferecer uma análise no sentido de elucidar as questões em torno desta temática para compreender os conflitos no âmbito da articulação entre formação acadêmica e formação profissional. Para tanto situa sua problemática na lacuna do conhecimento que introduz o conteúdo trabalhado no contexto da Academia. Em termos de procedimentos metodológicos o estudo apresentou uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva, utilizando para coleta de dados uma entrevista, baseado nos indicadores sociais do Instituto Ethos, estruturado e auto-aplicável, com perguntas abertas e fechadas. A partir da obtenção dos resultados é possível suscitar a emergência de um olhar mais cuidadoso por parte da Academia nas lacunas observadas nas respostas dos alunos, concluintes que levam o nome da Instituição de ensino como referencial de formação acadêmica e prestes a entrar num mercado competitivo. Diante do que foi exposto observou-se que a pesquisa tomou a análise dos resultados para explicar e fornecer suporte ao problema da pesquisa formulada e aos objetivos propostos.
Abstract: Corporate Social Responsibility - is an emerging concept in the context of the Industrial Revolution, but is still a topic under construction in the literature, due to dynamics in which it is inserted. CSR has had major impacts on the business, causing changes in goals, strategies and their own corporate culture. This new behavior of organizations becomes a key differentiator for the professional insertion in the labor market, causing a competition between professionals. Faced with these changes emerges the need of a competent professional and updated these transformations require academic training a wider knowledge of the CSR concept. This study has been presented to support this dimension as general objective the perception of students graduating in the administration of UFCG, about the content of Corporate Social Responsibility. The relevance of this study is to provide an analysis to clarify the issues surrounding this subject to understand the conflicts in the articulation between academic and vocational training. For both problems lies in their knowledge gap that introduces the content worked within the Academy. In terms of methodological procedures, the study has a qualitative exploratory and descriptive, using a data collection interview, based on social indicators of the Ethos Institute, structured self-administered, with open and closed questions. From the results is possible to raise the emergence of a closer look by the Academy in the gaps in responses from students, graduates who take the name of education institution as a reference for academic and about to enter a competitive market. Given what was exposed was noted that the research had to analyze the results to explain and provide support to the research problem formulated and the proposed objectives.
Keywords: Responsabilidade social empresarial
Ensino
Conceitos
Empresas
Curso de Administração
Corporate social responsibility
Education
Concepts
Business administration course
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5659
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
STELLA BELMIRO DE ARAUJO – TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2010.pdfStella Belmiro de Araujo - TCC Monografia Administração CH 2010.577.53 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.