Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5665
Title: Características e práticas gerenciais de empresas inovadoras: um estudo de caso no SEBRAE/PB.
Other Titles: Management characteristics and practices of innovative companies: a case study in SEBRAE / PB.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Diego Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde
???metadata.dc.contributor.referee1???: Furlanetto, Egidio Luiz
Keywords: Inovação;Competitividade;Práticas gerenciais;Innovation;Competitiveness;Practice management
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Diego Rodrigues de. Características e práticas gerenciais de empresas inovadoras: um estudo de caso no SEBRAE/PB. 2008. 78 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: No atual mundo dos negócios, as organizações estão vivenciando a chamada “Era da informação”, onde o mercado encontra-se cada vez mais mutável, flexível e competitivo, exigindo maior capacidade de adaptação e inovação das organizações.Neste contexto, o fator inovação surge como imprescindível a sobrevivência, competitividade e sustentabilidade dos negócios. Desta forma o estudo encontra-se organizado em cinco capítulos subseqüentes a saber: Introdução, Identificação da empresa, Fundamentação teórica, procedimentos metodológicos e Resultados. A pesquisa teve como objetivo identificar a capacidade inovadora do Sebrae/PB, através da aplicação do modelo CPGEI – características e práticas gerenciais de empresas inovadoras, proposto por Oliveira e Candido(2007). O modelo CPGEI foi aplicado no Sebrae/PB, como forma de avaliar sua capacidade inovativa. A metodologia utilizada é de natureza descritiva e exploratória. A análise das características e práticas gerenciais estão condicionadas as dimensões estratégia, ambiente físico, comunicação, estrutura organizacional, atuação em equipe, pessoas, inovação e tecnologia, aprendizagem organizacional e meio ambiente. A confirmação da maior parte (acima de 50%¨) das dimensões permite classificar uma empresa como inovadora. A coleta de dados deu-se por questionário e observação não participante, e os dados foram analisados de forma quantitativa. As dimensões avaliadas positivamente foram: estratégia, estrutura organizacional, atuação em equipe, pessoas, inovação e tecnologia e aprendizagem organizacional. As dimensões avaliadas negativamente foram: ambiente físico, comunicação e meio ambiente. O presente estudo, através da devida análise, revela que o Sebrae/PB é uma empresa com características e práticas de gestão típicas de empresas inovadoras.
Abstract: In the current world of business, organizations are living the so-called "Age of Information", where the market is increasingly changing, flexible and competitive, requiring greater capacity for adaptation and innovation of organizações.Neste context, innovation is the factor as essential to survival, competitiveness and sustainability of business. Thus the study is organized into five subsequent chapters namely: Introduction, identification of the company, Rationale theoretical, methodological procedures and results. The research aimed to identify the innovative capacity of the Sebrae / PB, by the application of the model CPGEI - characteristics and management practices of innovative companies, proposed by Oliveira and Candido (2007). The model was applied in CPGEI Sebrae / CP, as a way of assessing their innovative capacity. The methodology used is a descriptive and exploratory. The analysis of the characteristics and management practices are conditioned dimensions strategy, physical environment, communication, organizational structure, performance as a team, people, innovation and technology, and organizational learning environment. The confirmation of the majority (over 50% ¨) of the dimensions allows classify a company as innovative. The data collection has been by questionnaire and no participant observation, and the data were analyzed in order quantity. Mere positively evaluated were: strategy, organizational structure, performance as a team, people, innovation and technology and organisational learning. Mere negatively evaluated were: physical environment, communication and environment. This study, through the proper analysis, shows that the Sebrae / PB is a company with characteristics and management practices typical of innovative businesses.
Keywords: Inovação
Competitividade
Práticas gerenciais
Innovation
Competitiveness
Practice management
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5665
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO RODRIGUES DE ARAÚJO - TCC ADMINISTRAÇÃO 2008..pdf545.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.