Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/567
Title: Automatização de feedback para apoiar o aprendizado no processo de resolução de problemas de programação.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Eliane Cristina de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRERO, Dalton Dario Serey.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: FIGUEIREDO, Jorge Cesar Abrantes de.
Keywords: Ciência da Computação - Educação;Ensino de Programação;Feedback Automático;Programming Education
Issue Date: 5-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, E. C. de. Automatização de feedback para apoiar o aprendizado no processo de resolução de problemas de programação. 2017. 159 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: No ensino de programação, é fundamental que os estudantes realizem atividades práticas. Para que sejam bem sucedidos nessas atividades, os professores devem guiá-los, especialmente os iniciantes, ao longo do processo de programação. Consideramos que o processo de programação, no contexto do ensino desta prática, engloba as atividades necessárias para resolver um problema de computação. Este processo é composto por uma série de etapas que são executadas de forma não linear, mas sim iterativa. Nós consideramos o processo de programação adaptado de Polya (1957) para a resolução de problemas de programação, que inclui os seguintes passos [Pól57]: (1) Entender o problema, (2) Planejar a solução, (3) Implementar o programa e (4) Revisar. Com o foco no quarto estágio, nós almejamos que os estudantes tornem-se proficientes em corrigir as suas estratégias e, através de reflexão crítica, serem capazes de refatorar os seus códigos tendo em vista a boa qualidade de programação. Durante a pesquisa deste doutorado, nós desenvolvemos uma abordagem para gerar e fornecer feedback na última fase do processo de programação: avaliação da solução. O desafio foi entregar aos estudantes feedback elaborado e a tempo, referente ás atividades de programação, de forma a estimulá-los a pensar sobre o problema e a sua solução e melhorar as suas habilidades. Como requisito para a geração de feedback, comprometemo-nos a não impormais carga de trabalho aos professores, evitando-os de criar novos artefatos. Extraímos informações a partir do material instrucional já desenvolvido pelos professores quando da criação de uma nova atividade de programação: a solução de referência. Implementamos e avaliamos nossa proposta em um curso de programação introdutória em um estudo longitudinal. Os resultados obtidos no nosso estudo vão além da desejada melhoria na qualidade de código. Observamos que os alunos foram incentivados a melhorar as suas habilidades de programação estimulados pelo exercício de raciocinar sobre uma solução para um problema que já está funcionando.
Keywords: Ciência da Computação - Educação
Ensino de Programação
Feedback Automático
Programming Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/567
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE CRISTINA DE ARAÚJO – TESE (PPGCC) 2017.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.