Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
Title: As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior.
Other Titles: Assistive technologies assisting in the teaching of people with disabilities in higher education
???metadata.dc.creator???: MOURA, Andresa Rainara Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edilson Leite da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Tecnologias assistivas;Ensino superior;Educação inclusiva;Pessoas com deficiência;Assistive Technologies;Higher education;inclusive education;Disabled people
Issue Date: 17-Aug-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOURA, Andresa Rainara Alves de. As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior. 2017. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: No âmbito educacional, as tecnologias a cada dia vêm tomando maiores proporções, sendo a mais inovadora ferramenta educacional em constante evolução.Atualmente as tecnologias estão presentes tão naturalmente que, às vezes, nem se nota a sua presença nas várias atividades diárias. Os pesquisadores criam novas tecnologias educacionais inovadoras frequentemente. As tecnologias assistivas são umas dessas inovações para auxiliar as pessoas com deficiência no âmbito de sua educação e também em outras atividades da sua vida. Partindo desse pressuposto, este estudo discorre acerca da temática “As tecnologias assistivas auxiliando no ensino das pessoas com deficiência no ensino superior”. Tendo como objetivo geral verificar se as instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB dispõem de tecnologias assistivas, que auxiliem a acessibilidade e que tenham pessoal capacitado para dar assistência às pessoas com deficiência nos seus respectivos cursos. A pesquisa se caracteriza como sendo aplicada, descritiva, quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário constituído de onze questões objetivas e subjetivas, aplicado com coordenadores das cinco instituições de ensino superior de Cajazeiras-PB. Os resultados do trabalho apontam para a necessidade na preparação dos professores para utilizar as tecnologias assistivas de forma coerente com as necessidades dos alunos, como também que ainda existem poucos alunos com deficiência no ensino superior em Cajazeiras e que as tecnologias assistivas existentes nas instituições de ensino superior são escassas para esses alunos. Como contribuição aponta-se a importância das tecnologias assistivas para auxiliar os discentes com algum tipo de deficiência em seus cursos de graduação, ressaltando que se deve reconhecer a importância da implantação e consolidação desta para minimizar algumas das barreiras para as pessoas com deficiência. Espera-se que esta pesquisa possa incentivar novos pesquisadores a estudar esse tema e também que este trabalho possa contribuir como fonte bibliográfica para outros trabalhos acadêmicos em alguma dessas áreas.
Abstract: Nowadays, technologies are present so naturally that, sometimes, we did not even notice their presence in many daily activities. In the educational field, technologies are encompassing, each day, greater proportions, being the most innovative educational tool in constant evolution. Researchers create, often, innovative new educational technologies. Assistive technologies are one of these innovations to help people with disabilities in their education and in other activities of their lives. Based on this assumption, this study discusses about the theme "Assistive technologies helping the teaching of people with disabilities in higher education". This study intends, as main objective, to verify if higher education institutions of Cajazeiras -PB have assistive technologies that can help the accessibility and if they have qualified staff to assist the disabled people in their respective courses. The research is characterized as being applied, descriptive, quantitative and qualitative. The data collection instrument used was a questionnaire constituted of eleven objective and subjective questions, applied with coordinators of the five higher education institutions of Cajazeiras-PB. The results of this study point to the necessity of preparation of teachers in the use of assistive technologies, in a coherent way, with the students' needs, the results also point that there are few students with disabilities in higher education in Cajazeiras, and that the assistive technologies present in the teaching institutions are scarce to this students. As contribution, it is pointed out the importance of assistive technologies to help students with some type of disability in their undergraduate courses, emphasizing that it is important to recognize the importance of implementing and consolidating it to minimize some barriers for people with disabilities. It is hoped that this research may encourage new researchers to study this topic, as well as that it can contribute as a bibliographic source for other academic works in some of these areas.
Keywords: Tecnologias assistivas
Ensino superior
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência
Assistive Technologies
Higher education
inclusive education
Disabled people
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5679
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRESA RAINARA ALVES DE MOURA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfAndresa Rainara Alves de Moura. Monografia Pedagogia. CFP 2017.398.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.