Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
Title: Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco.
Other Titles: New areas of activity of the pedagogue: the hospital pedagogy in focus.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Patrícia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
Keywords: Espaços não formais;Pedagogia Hospitalar;Formação;Perfil do pedagogo;Non-formal spaces;Hospital Pedagogy;Formation;Profile of the pedagogue
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Patrícia da Silva. Novas áreas de atuação do pedagogo: a pedagogia hospitalar em foco. 2015. 62 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: A monografia intitulada “Novas áreas de atuação do pedagogo: a Pedagogia Hospitalar em foco” consistiu em uma investigação das novas áreas de atuação do pedagogo em espaços não formais. O estudo teve como objetivo central conhecer o trabalho que o pedagogo desenvolve no hospital. Entendo a Pedagogia Hospitalar como uma modalidade de ensino não formal, que busca proporcionar a criança e ao adolescente hospitalizado a continuidade dos estudos, visando sua reintegração social ao ambiente escolar e à sociedade. A pesquisa realizou-se tendo por base os princípios da pesquisa qualitativa e bibliográfica em que se utilizou como fontes livros e artigos, e ainda, consultas a sites da web. Além disso, fomos a campo conhecer o trabalho do pedagogo in locus, o qual ocorreu por meio de uma visita técnica numa Unidade Hospitalar de Fortaleza – CE.Este estudo mostrou que a Pedagogia Hospitalar dá suporte ao enfermo no seu processo de aprendizagem, garantindo o direito à educação e a inclusão. Mostrou também que o Pedagogo hospitalar contribui de forma significativa com a família e com toda a equipe de saúde para a recuperação integral do sujeito hospitalizado, auxiliando-o no autoconhecimento de sua patologia, elevando sua autoestima e superação de seus limites. O estudo permitiu concluir que o pedagogo ao inserir-se na equipe hospitalar contribui na reabilitação dos pacientes, ajudando-os a reaprender a viver apesar de suas limitações, cumprindo eficazmente a filosofia da Unidade Hospitalar pesquisada, onde reabilitar é devolver a vida ao paciente.
Abstract: The monograph entitled "New areas of teacher's performance: the Hospital Pedagogy in focus" consisted of an investigation of new areas of teacher's role in non-formal settings. The study had as an objective to know the work that the teacher develops in the hospital. I understand the Hospital Pedagogy as a non-formal educational system, which seeks to provide children and adolescents hospitalized for further study, for their social reintegration to the school environment and society. The research was carried out based on the principles of qualitative and literature which used as sources books and articles, and also queries the web sites. Also, we went to work to know the work of the pedagogue in locus, which occurred through a technical visit a Hospital Unit of Fortaleza - CE. This study showed that the Hospital Pedagogy supports the sick in their learning process, ensuring the right to education and inclusion. It also showed that the hospital Educator contributes significantly with family and with all the health team for the full recovery of the subject hospitalized, helping them in self-knowledge of their disease, raising their self-esteem and overcoming its limitations. The study concluded that the educator to be part of the hospital team helps in the rehabilitation of patients, helping them to relearn how to live despite its limitations, effectively fulfilling the philosophy of Hospital Unit searched, where rehabilitation is to return life to the patient.
Keywords: Espaços não formais
Pedagogia Hospitalar
Formação
Perfil do pedagogo
Non-formal spaces
Hospital Pedagogy
Formation
Profile of the pedagogue
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5681
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA DA SILVA LIMA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2015.pdfPatrícia da Silva Lima. Monografia Pedagogia. CFP 2015.356.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.