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Title: Analisando a gestão de pessoas na administração pública: um estudo de caso na prefeitura de Sumé-PB.
Other Titles: Analyzing the management of people in public administration: a case study in the city of Sumé-PB.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Edvânia Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARBOSA, Robson Fernandes.
Keywords: Administração pública;Gestão;Gestão de pessoas;Public administration;Management;People management
Issue Date: 2-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Edvânia Ferreira de. Analisando a gestão de pessoas na administração pública: um estudo de caso na prefeitura de Sumé-PB. 2015. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5695
???metadata.dc.description.resumo???: A Administração Pública visa atender o interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso da estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como, dos meios que a legislação permite. No entanto, inúmeras transformações sociais, políticas e econômicas que surgiram no Brasil introduziram uma nova dinâmica na administração das organizações, principalmente no setor público, onde as pessoas ganharam força como atores sociais na elaboração e execução de políticas públicas. Para atender as mudanças da sociedade contemporânea, mais organizada e consciente dos seus direitos, a profissionalização do quadro funcional público se torna estratégico para garantir o atendimento dos serviços públicos com qualidade. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral a busca pela compreensão do modo de gerenciamento dos servidores que atuam na sede administrativa da Prefeitura Municipal de Sumé-Pb. Como indagação se busca descobrir quais são os entraves basilares para se ter eficiência na gestão de pessoas nessa instância de governo. Como justificativa, o trabalho se ratifica pela relevância do tema, conjugado pela ausência de dados existentes sobre a realidade local. Como resultado pode ser salientado que ficaram demonstradas fragilidades na formação do quadro de funcionários, a inexistência de avaliação de desempenho, a limitação de capacitação, a restrição de proventos e a presença de entraves na progressão funcional. Metodologicamente, o artigo se configura como um estudo de caso, bibliográfico, documental, qualitativo e descritivo.
Abstract: The Public Administration aims to serve the public interest and social needs, making use of the administrative structure, directly or indirectly, as well as the means that the law allows. However, numerous social transformations, political and economic, that have emerged in Brazil introduced a new dynamic in the management of organizations, mainly in the public sector, where people gained strength as social actors in the preparation and execution of public politics. To meet the changes of contemporary society, more organized and aware of their rights, the professionalization of the public workforce becomes strategic to ensure compliance of public services guaranteed. In this context, this study has the general objective of the search for understanding of the way management of servers working in the administrative office of the Sumé-Pb city. As quest to search out what are the basic obstacles to have efficiency in people management at this level of government. As justification, the work confirms the relevance of the subject in conjugate by the absence of data on the local reality. As a result can be noted that were demonstrated weaknesses in the training of staff, As justification, the work confirms the relevance of the subject in conjunction by the absence of data on the local reality. As a result can be NOTED out that were demonstrated weaknesses in the training of staff, the lack of performance evaluation, the limitation of capacity, the income restriction and the presence of barriers in career progression. Methodologically, the article is configured as a case study, bibliographic, documental, qualitative and descriptive.
Keywords: Administração pública
Gestão
Gestão de pessoas
Public administration
Management
People management
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5695
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