Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5697
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARANHÃO, O. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4077330269832204pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA FILHO, Gilvan Dias de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA FILHO, G. D.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5689973879272525pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS JÚNIOR, Antônio da Silva.-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Ranoel José de Souza.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2016.tccartigo.maranhao-
dc.description.resumoCom a descentralização do ensino brasileiro e o surgimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os problemas de gestão se tornaram comuns principalmente nos municípios brasileiros, onde se refletiu na qualidade do ensino fundamental e médio em todo país. O objetivo geral deste trabalho foi analisar os investimentos que são direcionados por cada orçamento estadual e por cada região da federação para o provimento do ensino local e suas consequências para o desempenho aferido pelos discentes, relacionando com o que interpreta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. E como objetivos específicos deste trabalho têm-se a correlacionar taxas de abandono escolar com os estados que tiveram maior renda per capta; Analisar o número de alunos por professor com o desempenho no exame do IDEB por região; Avaliar a qualidade do ensino em decorrência do abandono e do investimento por estado; Discutir sobre as consequências da descentralização com o surgimento da LDB e a qualidade no ensino por estado. Destaco a importância da educação para o desenvolvimento humano-econômico. Este trabalho classifica-se como método o pensamento dedutivo a partir de fundamentos qualitativos e quantitativos, como desígnio de pesquisa o modo descritivo e explicativo, e como técnica de análise foi aplicada o exame de dados por levantamento “ex-post-facto”. Com isso verificou-se que nem sempre os estados mais ricos da federação são os que mais investem em educação do mesmo modo, os dados expõem que os resultados do Ideb não apresentam correlação direta com os recursos aplicados na educação pública, ou seja, nem sempre o estado que mais gasta consegue o melhor desempenho e mesmo quando ocorre, existem discrepâncias latentes intrínsecas (entre os índices do Ideb inicial, final e médio). Depois da descentralização os municípios tiveram um papel importante pela grande responsabilidade em garantir investimentos ao ensino fundamental com qualidade. A própria Lei no 9.424/1996 não garante educação para todos, restringindo recursos do ensino médio a cargo dos estados, enquanto o ensino fundamental é patrocinado pelo governo federal, estados e municípios sendo justificado nos dados pelo número de abandono escolar. O dinheiro é mal gerido gerando fatores que seguem a contramão das garantias constitucionais em relação ao direito a educação, sendo a escola um espaço próprio à difusão do saber, todo o esforço nela realizado deve convergir para a aprendizagem daqueles para quem foi criada sejam crianças, desde a mais tenra idade, jovens ou adultos. Sugeriu-se que a gestão pública utilize os princípios da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) em suas práticas educacionais, maior controle e fiscalização dos recursos da educação desde transferências a execução para que os índices mostrados sejam favoráveis para o desenvolvimento da educação brasileira e consequentemente sua economia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleAnálise dos investimentos públicos das instâncias subnacionais de governo na educação básica e suas decorrências para a qualidade de ensino.pt_BR
dc.date.issued2016-05-25-
dc.description.abstractWith the decentralization of Brazilian education and the emergence of the Law of Guidelines and Bases of National Education, management problems have become common especially in municipalities, which was reflected in the quality of primary and secondary education across the country. The aim of this study was to analyze the investments that are targeted by each state budget and for each region of the federation for the provision of the local school and its consequences for the performance measured by students, relating to interpreting the Law of Guidelines and Bases education. And as specific objectives of this study are to correlate dropout rates in the states that had higher per capita income; Analyze the number of students per teacher with the performance in the examination of IDEB by region; To assess the quality of education as a result of abandonment and state for investment; Discuss the consequences of decentralization with the emergence of LDB and quality in the state for education. I emphasize the importance of education for human and economic development. This work is classified as a method deductive thinking from qualitative and quantitative fundamentals such as design research descriptive and explanatory way, and as analysis technique was applied to the examination of survey data by "ex post facto". It was found that not always the richest states of the country are the ones that invest in education in the same way, the data state that the IDEB results have no direct correlation with the funds invested in public education, that is not always the state spends more get the best performance and even when it occurs, there are intrinsic latent discrepancies (between the contents of the initial Ideb, end and middle). After the decentralization municipalities played an important role for the great responsibility to ensure investments to primary education with quality. The law itself in 9424/1996 does not guarantee education for all, restricting high school resources over the states, while the elementary school is sponsored by the federal government, states and municipalities being justified by the data dropout number. The money is poorly managed generating factors that follow against the constitutional guarantees in relation to the education law, the school is a space to the diffusion of knowledge, all the effort it made to converge on the learning of those for whom it was created to be children, from an early age, young or old. It was suggested that public management uses the principles of public administration (legality, impersonality, morality, publicity and efficiency) in their educational practices, greater control and supervision of from transfers education funds to run for the shown indices are favorable for development of Brazilian education and therefore its economy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5697-
dc.date.accessioned2019-08-12T20:27:54Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2019-08-12T20:27:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão Públicapt_BR
dc.subjectInvestimento Públicopt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectPublic administrationpt_BR
dc.subjectPublic Investmentpt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARANHÃO, Omar Cascudo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of public investments of subnational instances of government in basic education and its consequences for the quality of education.pt_BR
dc.identifier.citationMARANHÃO, Omar Cascudo. Análise dos investimentos públicos das instâncias subnacionais de governo na educação básica e suas decorrências para a qualidade de ensino. 2016. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5697pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC OMAR - Gestão Pública.pdfOmar Cascudo Maranhão - TCC GESTÃO PÚBLICA 2016. 522.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.