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Title: Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.
Other Titles: Quality of life at work: a case study with teachers of a municipal school in the city of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: ARRUDA, Ewerton Michell da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALVES, Marielza Barbosa
???metadata.dc.contributor.referee2???: AMORIM, Bartira Pereira
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Professores;Condições de trabalho;Quality of life at work;Teachers;Work conditions
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
???metadata.dc.description.resumo???: Em toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial, buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas brasileiras que precisa ser solucionado
Abstract: Throughout the history of human evolution, we see the man's relationship to work. And this activity practiced by the individual is present in your life since the dawn of civilization, man has evolved and activities related to job changes up to the present day. These changes have been demanding more work that needs to multitask efficiently, and it can overwhelm more and more people in relation to their productive and psychological ability to live constantly under pressure and stress. Just like any other profession, teachers must also perform various other activities to meet the demands that the current position requires, and this entails the devaluation of the teaching profession accompanied the expansion of its functions with consequent increase in levels of dissatisfaction with the work. The Quality of Working Life is a scientific area interested in investigating the characteristics in the context of work that can be sources of welfare or discomfort. In this context, this research aims to analyze the Quality of Life at Work in the perception of teachers, based on the biopsychosocial model, seeking a greater understanding of the personal state of QVT, understanding the meaning of QVT and health events and diseases 14 teachers of a public school in the city of Campina Grande-PB. Construction of the Quality of Life at work arises from the moment studying the individual as a whole, this approach is known as the biopsychosocial model of QVT, it everyone has psychological, biological and social potential that addresses both the conditions of life at work. We chose to use the BPSO-96 questionnaire Limongi-França author. We conclude that all aspects contained in the biopsychosocial model are evaluated in an unsatisfactory manner by teachers. Individuals surveyed understand the importance of the actions of QVT because they need a lot of them in the workplace, it was noted also a very high number of missed work because of illness, a problem experienced by Brazilian public schools that need to be solved
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Professores
Condições de trabalho
Quality of life at work
Teachers
Work conditions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
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