Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARRUDA, E. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1SIEBRA, Sheyla Suzanday Barreto-
dc.contributor.advisor1IDSIEBRA, S. S. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732301263739249pt_BR
dc.contributor.referee1ALVES, Marielza Barbosa-
dc.contributor.referee1IDALVES, M. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9911148381017689pt_BR
dc.contributor.referee2AMORIM, Bartira Pereira-
dc.contributor.referee2IDAMORIM, B. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1252522187116940pt_BR
dc.description.resumoEm toda história da evolução da humanidade percebe-se a relação do homem com o trabalho. E essa atividade praticada pelo indivíduo está presente na sua vida desde o início das civilizações, o homem evoluiu e as atividades relacionadas ao trabalho sofreram mudanças até os dias de hoje. Essas mudanças vêm exigindo mais do trabalhador, que precisa realizar várias tarefas de forma eficiente, e isso pode sobrecarregar cada vez mais as pessoas em relação a sua capacidade produtiva e psicológica de viver constantemente sobre pressão e estresse. Assim como qualquer outra profissão, os professores também precisam realizar diversas outras atividades para atender as demandas que o cargo atual exige, e isso acarreta na desvalorização da profissão docente acompanhado da expansão das suas funções com consequente aumento dos níveis de insatisfação com o trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho constitui uma área científica interessada em investigar as características no contexto do trabalho que podem ser fontes geradoras de bem-estar ou mal-estar. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Qualidade de Vida no Trabalho na percepção dos professores, com base no modelo biopsicossocial, buscando um maior entendimento sobre o estado pessoal de QVT, a compreensão do significado da QVT e as ocorrências de saúde e doenças de 14 professores de uma escola pública na cidade de Campina Grande-PB. A construção da Qualidade de Vida no trabalho, surge a partir do momento que se estuda o indivíduo como um todo, esse enfoque é conhecido como o modelo biopsicossocial da QVT, nele toda pessoa tem potencialidades psicológicas, biológicas e sociais que respondem simultaneamente as condições da vida no trabalho. Optou-se por utilizar o questionário BPSO-96 da autora Limongi-França. Conclui-se que todos os aspectos contidos no modelo biopsicossocial estão avaliados de forma insatisfatória pelos professores. Os indivíduos pesquisados entendem a importância das ações de QVT devido os mesmos necessitarem muito delas no seu ambiente de trabalho, notou-se também um número muito elevado de ausência no trabalho por causa de doenças, um grande problema vivenciado pelas escolas públicas brasileiras que precisa ser solucionadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThroughout the history of human evolution, we see the man's relationship to work. And this activity practiced by the individual is present in your life since the dawn of civilization, man has evolved and activities related to job changes up to the present day. These changes have been demanding more work that needs to multitask efficiently, and it can overwhelm more and more people in relation to their productive and psychological ability to live constantly under pressure and stress. Just like any other profession, teachers must also perform various other activities to meet the demands that the current position requires, and this entails the devaluation of the teaching profession accompanied the expansion of its functions with consequent increase in levels of dissatisfaction with the work. The Quality of Working Life is a scientific area interested in investigating the characteristics in the context of work that can be sources of welfare or discomfort. In this context, this research aims to analyze the Quality of Life at Work in the perception of teachers, based on the biopsychosocial model, seeking a greater understanding of the personal state of QVT, understanding the meaning of QVT and health events and diseases 14 teachers of a public school in the city of Campina Grande-PB. Construction of the Quality of Life at work arises from the moment studying the individual as a whole, this approach is known as the biopsychosocial model of QVT, it everyone has psychological, biological and social potential that addresses both the conditions of life at work. We chose to use the BPSO-96 questionnaire Limongi-França author. We conclude that all aspects contained in the biopsychosocial model are evaluated in an unsatisfactory manner by teachers. Individuals surveyed understand the importance of the actions of QVT because they need a lot of them in the workplace, it was noted also a very high number of missed work because of illness, a problem experienced by Brazilian public schools that need to be solvedpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698-
dc.date.accessioned2019-08-12T20:33:25Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2019-08-12T20:33:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectQuality of life at workpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectWork conditionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARRUDA, Ewerton Michell da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeQuality of life at work: a case study with teachers of a municipal school in the city of Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationARRUDA, Ewerton Michell da Costa. Qualidade de vida no trabalho: um estudo de caso com professores de uma escola municipal na cidade de Campina Grande – PB. 2015. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5698pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EWERTON MICHELL DA COSTA ARRUDA – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfEwerton Michell da Costa Arruda - Relatório de Estágio Administração CH 2015374.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.