Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5700
Title: Políticas educacionais e desenvolvimento local: um estudo sobre a implantação do IFPB no município de Picuí - Paraíba.
Other Titles: Educational policies and local development: a study on the implementation of the IFPB in the municipality of Picuí - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: DANTAS JÚNIOR, Inácio Amaro.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Darcon
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Elmano Pontes
???metadata.dc.contributor.referee2???: CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega
Keywords: Educação;Benefícios;Impactos;Educación;Beneficios
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS JÚNIOR, Inácio Amaro. Políticas educacionais e desenvolvimento local: um estudo sobre a implantação do IFPB no município de Picuí - Paraíba. 2015. 51 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5700
???metadata.dc.description.resumo???: O acesso à educação é importante no processo de desenvolvimento social, politico e econômico de qualquer região. Este trabalho analisa o processo de implantação do Instituto Federal da Paraíba no município de Picuí. O objetivo foi avaliar os benefícios sociais que a instalação desta instituição trouxe para a comunidade local. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os temas políticas públicas e a relação existente entre educação e desenvolvimento local. A pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados a analise de conteúdo documental, a entrevista e a observação. Os resultados alcançados apontam para a presença de alguns impactos, como o aquecimento do comércio local e a oportunidade de acesso à educação de qualidade
Abstract: Access to education is important in the process of social, political and economic development of any region. This work analyzes the process of implantation of the Federal Institute of Paraíba, in the municipality of Picuí. The objective was to evaluate the social benefits that the installation of this institution brought to the local community. Therefore, a bibliographic investigation was carried out on public policy issues and the relationship between education and local development. The research used as instruments of data collection, the analysis of documentary content, interview and observation. The results obtained indicate the presence of some impacts such as the heating of local commerce and the opportunity to access quality education.
???metadata.dc.description.resumen???: El acceso a la educación es importante en el proceso de desarrollo social, político y económico de cualquier región. Este trabajo analiza el proceso de implantación del Instituto Federal de Paraíba, en el municipio de Picuí. El objetivo fue evaluar los beneficios sociales que la instalación de esta institución trajo a la comunidad local. Para tanto, se llevó a cabo una investigación bibliográfica sobre temas de políticas públicas y la relación existente entre la educación y el desarrollo local. La investigación utilizó como instrumentos de colecta de datos, el análisis de contenido documental, entrevista y observación. Los resultados obtenidos señalan para la presencia de algunos impactos tales como la calefacción del comercio local y la oportunidad de acceso a una educación de calidad.
Keywords: Educação
Benefícios
Impactos
Educación
Beneficios
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5700
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INÁCIO AMARO DANTAS JÚNIOR – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfInácio Amaro Dantas Júnior - Relatório de Estágio Administração CH 2015982.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.