Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1FIRMO, Luciene Alencar-
dc.contributor.advisor1IDFIRMO, L. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402966533535337pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Elmano Pontes-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTI, E. P.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217476088555920pt_BR
dc.contributor.referee2CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoO comprometimento organizacional é um dos temas mais estudado nas últimas décadas com o intuito de compreender a relação do funcionário com a organização a qual faz parte. O objetivo desta pesquisa foi analisar como se caracteriza o comprometimento organizacional de professores de uma Escola Franqueada de Idiomas de Campina Grande – PB, de acordo com a Escala de Bases de Comprometimento Organizacional (EBACO) validada por Medeiros (2003), que explora sete bases: afetiva, obrigação em permanecer, obrigação pelo desempenho, afiliativa, falta de oportunidades e recompensas e linha consistente de atividade e escassez de alternativas. A pesquisa realizada é caracterizada como quantitativa, exploratória e descritiva, sendo utilizado como instrumento para a coleta de dados o questionário proposto por Bastos et al. (2008). De acordo com os dados obtidos, verificou-se que os professores da escola franqueada de idiomas possuem baixo comprometimento organizacional, uma vez que, apenas duas bases alcançaram o nível de comprometimento ideal para uma organização, sendo elas: as bases obrigação pelo desempenho e escassez de alternativas. Contudo as demais bases atingiram um resultado desfavorável para a organização, as bases afetiva, obrigação em permanecer, afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividades. Como os achados não podem ser generalizados para outras escolas franqueadas de idiomas e não apresentar esgotamento do tema, uma vez que o mesmo é abrangente, sugere-se a realização de novos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleComprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB.pt_BR
dc.date.issued2015-
dc.description.abstractThe organizational commitment is one of the most studied topics in recent decades in order to understand the employee's relationship with the organization to which it belongs. This study aims at analyzing how is characterized the organizational commitment of teachers from a Franchised Language School in Campina Grande - PB, according to the Organizational Commitment Basis Scale (OCBS) validated by Medeiros (2003), which explores seven bases: affective, obligation to remain, the performance obligation, affiliative, lack of opportunities and rewards and consistent activity line and lack of alternatives. The research is characterized as quantitative, exploratory and descriptive, and the questionnaire proposed by Bastos et al. (2008) was used as a tool for data collection. According to the achieved data, it was observed that teachers of the franchised language school have low organizational commitment since only two bases reached the level of ideal commitment to an organization, namely: the foundations obligation for performance and scarcity alternatives while the other bases reached with unfavourable results for the organization, namely: affective, obligation to remain, affiliative, lack of rewards and opportunities and consistent line activities bases. Given that findings must not be generalized to other franchised language schools and have no fear of the exhaustion, since it is comprehensive, it is suggested to carry out new studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703-
dc.date.accessioned2019-08-12T21:05:45Z-
dc.date.available2019-08-12-
dc.date.available2019-08-12T21:05:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectEscala EBACOpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectOrganizational commitmentpt_BR
dc.subjectOCBS scalept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Janaina Mittaly de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrganizational commitment: a study with teachers of a francaise language school in Campina Grande, PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Janaina Mittaly de. Comprometimento organizacional: um estudo com docentes de uma escola franqueada de idiomas de Campina Grande, PB. 2015. 67 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5703pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA MITTALY DE SOUZA – TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfJanaina Mittaly de Souza - TCC Monografia Administração CH 2015392.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.