Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5705
Title: Aliança estratégica: estudo de caso de empresas franqueadas no setor imobiliário de Campina Grande – PB.
Other Titles: Strategic Aliança: case study of non-setor imobiliário franchised companies of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Jezreel Paulo de Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FARIAS, Adriana Salete Dantas de
???metadata.dc.contributor.referee1???: FREITAS, Lucia Santana de
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Raquel de Andrade
Keywords: Alianças estratégicas;Franquias;Setor imobiliário;Strategic alliances;Franchises;Real estate
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Jezreel Paulo de Barros. Aliança estratégica: estudo de caso de empresas franqueadas no setor imobiliário de Campina Grande – PB. 2015. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Relatório de Estágio), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5705
???metadata.dc.description.resumo???: A complexidade do ambiente, aliada a intensa globalização e em que as empresas estão inseridas, tornam necessárias boas ideias inovadoras para facilitar a adequação ao mercado de uma maneira mais rápida, adquirindo uma vantagem competitiva com relação aos concorrentes. Uma estratégia que vem sendo bastante utilizada é a formação de alianças estratégicas que tem como principal objetivo juntar recursos e competências entre empresas para adquirir uma vantagem competitiva, diminuindo seus riscos e incertezas. Um modelo de alianças estratégicas que vem crescendo de maneira bem rápida no Brasil é a franquia, no qual o proprietário concede a utilização da marca e repassa todo o know-how adquirido para o franqueado, mediante um pagamento previamente definido. Apesar de vários segmentos utilizarem o modelo de franquias, o setor imobiliário ainda é pouco explorado. Na cidade de Campina Grande, por exemplo só há duas franquias imobiliárias e que fazem parte da mesma rede. Diante dessas colocações iniciais, o objetivo geral desta pesquisa é identificar vantagens e desvantagens encontradas por empresas do setor imobiliário de Campina Grande que participam de uma aliança estratégica do tipo franquia. Para tanto, foram coletados dados primários e secundários, sendo a pesquisa classificado como descritiva com abordagem qualitativa. As análises dos resultados mostraram que foram encontradas diversas vantagens com a adesão à franquia Easy Dream (nome fictício), dentre elas estão a capacitação de maneira contínua tanto para corretores como os diretores franqueados das unidades, bem como a integração de todas as unidades da rede existente, o que possibilita trocas de informações de maneira ágil, facilitando a busca de dados do setor imobiliário das unidades dessa rede de franquias. Entretanto foi constatado que a principal desvantagem ainda é a inflexibilidade por parte da Easy Dream, o que provoca uma lenta adaptação aos moldes dos vários cenários imobiliários presentes no território brasileiro. A pesquisa conclui que a adesão à franquia proporcionou bons resultados as suas unidades, que viram na Easy Dream a possibilidade de unir seus valores com os da organização, o que representa um caso bem sucedido de alianças estratégicas.
Abstract: The complexity of the ambient, combined with intense globalization and in which the companies operate, they need good ideas to help bring to market more quickly, gaining a competitive advantage over competitors. A strategy that has been widely used is the formation of strategic alliances with the main objective to pool resources and expertise between companies to get a competitive advantage by lowering their risks and uncertainties. A model of strategic alliances is growing rapidly in Brazil and is the franchise, in which the owner grants the use of the mark and passes all the know-how acquired for the franchisee through a predetermined payment. Although several segments using the franchise model, in real estate is still unexplored. In the city of Campina Grande, for example there are only two real estate franchise and part of the same network. Faced with these initial settings, the general objective of this research is to identify advantages and disadvantages encountered by companies in the real estate Campina Grande sector who participate in a strategic alliance of franchise type. For this purpose, primary and secondary data were collected, and the search classified as descriptive qualitativa. As approach with analysis of the results showed that found several advantages to joining the franchise Easy Dream (fantasy name), among which are training on an ongoing basis both brokers and franchisees directors of the units, as well as the integration of all units of the existing network, allowing exchanges of information in an agile manner, facilitating the search for real estate data units that network of franchises. However it was found that the main drawback is still the inflexibility on the part of Easy Dream, which causes a slow adaptation to molds of various real estate scenarios present in Brazil. The research concludes that joining the franchise provided good results their units, they saw on Easy Dream the possibility of joining their values with the organization, which represents a successful case of strategic alliances. Key-words:
Keywords: Alianças estratégicas
Franquias
Setor imobiliário
Strategic alliances
Franchises
Real estate
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5705
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEZREEL PAULO DE BARROS ALVES – RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2015.pdfJezreel Paulo de Barros Alves - Relatório de Estágio Administração CH 2015346.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.