Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/571
Title: Visualização de dados como suporte ao design instrucional.
???metadata.dc.creator???: MENEZES, Douglas Afonso Tenório de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHIEL, Ulrich.
Keywords: Ciência da Computação;Design Instrucional;Learning Analytics;Visualização de Dados;Data Visualization;Instructional Design
Issue Date: Jul-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENEZES, D. A. T. de. Visualização de dados como suporte ao design instrucional. 2017. 167 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de ambientes virtuais de aprendizagem está cada vez mais frequente, e muitas vezes os dados que são gerados nestes ambientes não são explorados adequadamente, o que dificulta a geração de indicadores da qualidade dos programas de formação. A qua- lidade do aprendizado em um ambiente virtual de aprendizagem é determinada por uma organização adequada do material e das formas de ensino. Para tal, deverá ser levado em consideração, entre outros fatores, o histórico de sucessos e insucessos de realizações anteriores das disciplinas a serem ofertadas e do perfil específico das novas turmas de alu- nos. O tratamento adequado destes dados pode evidenciar indicativos importantes sobre o desempenho de uma turma, tais como o nível de comprometimento e a motivação dos alunos, fatores que podem influenciar diretamente no processo de aprendizagem. Estes dadospodemserutilizadosporespecialistasaoseremexibidoscomoumresumoemforma de visualizações gráficas adequadas, possibilitando uma rápida interpretação e percepção de indicativos importantes dos cursos e seus alunos. As visualizações auxiliam na com- preensão e análise dos dados gerados, ampliam a cognição e facilitam a compreensão das informações apresentadas. Esta tese apresenta uma proposta para visualização de dados educacionais, com o objetivo de analisar como a visualização de dados pode ajudar o professor a identificar e adequar um Design Instrucional problemático, por meio de dados históricos, de cursos já realizados, assim como durante a realização de uma nova edição do curso, auxiliando-o na melhoria do DI de um curso/disciplina.
Keywords: Ciência da Computação
Design Instrucional
Learning Analytics
Visualização de Dados
Data Visualization
Instructional Design
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências
Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/571
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOUGLAS AFONSO TENÓRIO DE MENEZES – TESE (PPGCC) 2017.pdf29.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.