Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROS, M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4449551177004740pt_BR
dc.contributor.advisor1CABRAL, Hérica Ghislânia Guimarães Pires-
dc.contributor.advisor1IDCABRAL, H. G. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8501318873624491pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde-
dc.contributor.referee1IDCÂNDIDO, G. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2771934125977891pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Mário Wellington Andrade de-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, M. W. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9736544960143182pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de investigação da Diretoria de Apoio às Escolas da Secretaria de Educação de Campina Grande-Pb, tem como eixo principal o grau de eficiência dos serviços prestados pela mesma. Partindo de um arcabouço conceitual que abrange desde o delineamento histórico da educação no Brasil, o texto se distingue nas seguintes partes: Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Apresentação dos Resultados e Análise e Conclusão. O objetivo norteador da pesquisa é o de identificar o grau de eficiência da Diretoria de Apoio às Escolas a partir da verificação analítica da satisfação dos usuários diretos dos serviços prestados pela mesma. Levando-se em consideração variáveis determinantes, tais como: acessibilidade ao setor, nível de burocracia, presteza dos funcionários, disponibilidade de documentos, velocidade e qualidade das respostas, qualidade no atendimento, etc. A metodologia utilizada é de caráter exploratório, descritivo e quantitativo, tendo como ponto de partida levantamento bibliográfico acerca do tema, seguido de pesquisa de campo, onde foram entrevistadas as diretoras e diretores das escolas e creches do Município de Campina Grande-Pb. Absorvidas, junto aos entrevistados, todas as questões referentes ao tema, os dados foram lançados em planilhas do Microsoft Excel como acessório para a tabulação e classificação dos resultados. Com os resultados obtidos e analisados percebe-se que o grau de eficiência da Diretoria encontra-se em nível bom, isto de acordo com os parâmetros teóricos do estudo desenvolvido. Esta verificação torna claro que os usuários dos serviços prestados pela Diretoria estão satisfeitos com a maneira pela qual tal serviço é prestado. Leva-se em consideração, também que, como um dos fatores determinantes à eficiência de um setor, a melhoria contínua deve ser buscada incessantemente. Por esta avaliação não se generalizar a demais setores, pois isto exige um estudo mais aprofundado, o que se deve buscar é que o interesse de bem servir ao público, eficientemente, se multiplique a todos os setores e serviços prestados pela Administração Pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO grau de eficiência da diretoria de apoio às escolas da Secretaria de Educação de Campina Grande - PB na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractThis present work on investigations of the Campina Grande-Pb Administration in Support of Schools of the Campina Grande-Pb Secretary Education, has as its main axis the degree of efficiency of services provided by it. Beginning from the conceptual basis that ranges from the design history of education in Brazil, the text is separated in the following parts: Introduction, Theoretical Fundaments, Methodology, Presentation of the Results and Analysis Plus Conclusion. This research's aiming identify the degree of efficiency of Directors in Support of Schools from the analytical verification of the satisfaction of users of direct services provided by it. Considering determinant variables such as: accessibility to the sector, levei of bureaucracy, good manners of employees, availability of documents, speed and quality of answers, quality of care, etc. The methodology used has a explanatory character, descriptive and quantitative, having as the starting point the bibliographic raising about the subject, followed by field research with the interview of the principais of schools and kindergartens of Campina Grande-Pb. After acquired the answers with the interviewees, managers ali results of the questions about the subject, the data was put in the Microsoft Excel software as an accessory for tabulation and classification. With the results obtained and analyzed realizes that the degree of efficiency of Administration is in good levei, that according to the theoretical parameters of the study developed. That finding makes it clear that users of services provided by the Administration are satisfied with the way in which this service is provided. It takes into account also that, as one of the factors determining the efficiency of an industry, continuous improvement should be pursued diligently. For this assessment does not generalize to other sectors, because it requires further study, which is that one should seek the interest of serving the public well, efficiently, if multiply to ali sectors and services provided by the government.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5712-
dc.date.accessioned2019-08-13T00:16:09Z-
dc.date.available2019-08-09-
dc.date.available2019-08-13T00:16:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectEducação e merendapt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectEducarion and school lunchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROS, Marina de Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe degree of efficiency of the school support board of the Education Secretariat of Campina Grande - PB in the management of the National School Feeding Program (PNAE).pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Marina de Brito. O grau de eficiência da diretoria de apoio às escolas da Secretaria de Educação de Campina Grande - PB na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 2008. 74 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5712pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARINA DE BRITO BARROS - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2008.pdfMarina de Brito Barros - Relatório de Estágio Administração CH 200874.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.