Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5722
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SANTANA, Rosemere Olímpio de.
dc.contributor.advisor1IDSANTANA, Rosemere O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172861753799782pt_BR
dc.contributor.referee1SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.referee2FARIAS, Leonardo Bruno.
dc.description.resumoA televisão chega ao Brasil por volta da década de 1950 e já em 1956 o país tem aproximadamente 1,5 milhões de aparelhos. Atualmente a televisão é o aparelho mais comum, presente nas casas de milhões de brasileiros que passam em média 4 a 6 horas, por dia, acompanhando a programação. Nossa pesquisa, objetiva justamente entender como a programação televisiva, que se tornou um dos recursos tecnológicos mais democráticos, está sendo utilizado pelas escolas, principalmente os professores de História. Portanto, pretendemos abordar o tema referente a contribuição da televisão e seus recurso para aprendizagem nas aulas da disciplina de História, objetivando refletir acerca da sua contribuição para com o processo educativo, no que se refere à formação do professor enquanto mediador e articulador do ensino e aprendizagem e, consequentemente, com o melhor rendimento do aluno. O estudo será realizado por meio de pesquisas bibliográficas e da análise dos questionários aplicado entre os professores e alunos do 3.º ano do Ensino Médio na cidade de São José de Piranhas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA televisão e o ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2016-05-25
dc.description.abstractTelevision first arrived in Brazil in the 1950s and in 1956 the country had approximately 1.5 million devices. Currently televisions are the most common devices, present in millions of Brazilians’ homes, which lead Brazilian people to spend an average of 4-6 hours a day following television programming. Our research aims to understand how television programming, which became one of the most democratic technological resources, is being used by schools, especially by history teachers. Therefore, we intend to address the issue related to the television contribution and its learning resources in history classes in order to reflect about the contribution it brings to the educational process, regarding the teacher’s formation as a facilitator and coordinator of teaching and learning and, consequently, with a best student achievement. The study will be conducted through literature research and also through the analysis of the questionnaires applied for teachers and students of the 3rd year of high school in the town of São José de Piranhas.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5722
dc.date.accessioned2019-08-13T11:10:47Z
dc.date.available2019-08-13
dc.date.available2019-08-13T11:10:47Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - meios eletrônicospt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectFerramentas pedagógicas - televisãopt_BR
dc.subjectEducation - Electronic Mediapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPedagogical Tools - Televisionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Vanderlan do Nascimento de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTelevision and history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Vanderlan do Nascimento de. A televisão e o ensino de história. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANDERLAN DO NASCIMENTO DE MORAIS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2016.pdfVanderlan do Nascimento de Morais. TCC. Licenciatura em História.2016.335.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.