Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, S. A.-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251974720146109-
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.contributor.referee2SILVA, José Amiraldo Alves da.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objeto de estudo a Pedagogia Social e sua contribuição na formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. O objetivo geral foi analisar a atuação do pedagogo no Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) na cidade de Sousa-PB. Objetivos específicos: Caracterizar a Pedagogia Social; Especificar as ações que o pedagogo desenvolve no PROPAC e Averiguar contribuições do curso de Pedagogia para formação e atuação do pedagogo em espaços não escolares. Quanto ao percurso metodológico este se constituiu em duas etapas, a saber: levantamento bibliográfico e um estudo de campo. O tipo de pesquisa realizado foi à pesquisa participante. A investigação teve caráter exploratório. Sendo assim, pode-se constatar que os resultados da pesquisa revelou que no contexto investigado as pedagogas atuam como coordenadoras pedagógicas contribuindo com a organização do trabalho pedagógico, na medida em que realiza planejamento, orientando e capacitando os agentes de desenvolvimentos, no acompanhamento das atividades, nas avaliações das atividades e do desenvolvimento das crianças, bem como no oferecimento dos recursos pedagógicos e didático, auxiliando ainda na tomada de decisão administrativas. Ficando comprovado que a contribuição da Pedagogia Social enquanto ciência que oferece bases teóricas e metodológicas para a formação e atuação do pedagogo social, na medida em que, permite compreender a realidade intervindo de forma intencional, almejando a transformação na vida do indivíduo e na sociedade. Assim, o conhecimento desse profissional busca garantir o alcance dos objetivos do Projeto Peniel de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia social: a contribuição do pedagogo no Projeto de Apoio a Criança e Adolescente (PROPAC) da cidade de Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-08-16-
dc.description.abstractThe present work aims to study the Social Pedagogy and its contribution in the formation and performance of the pedagogue in non - school spaces. The general objective was to analyze the performance of the pedagogue in the Project Peniel of Support to Children and Adolescents (PROPAC) in the city of Sousa-PB. Specific objectives: To characterize the Social Pedagogy; Specify the actions that the pedagogue develops in PROPAC and Find out contributions of the Pedagogy course for the formation and performance of the pedagogue in non-school spaces. As for the methodological route, this was constituted in two stages, namely: bibliographical survey and a field study. The type of research carried out was the participant research. The research was exploratory. Thus, we can see that the results of the research revealed that in the context investigated the pedagogues act as pedagogical coordinators contributing with the organization of the pedagogical work, as it carries out planning, orienting and training the development agents, in the monitoring of activities, in the assessments of children's activities and development, as well as in the provision of pedagogical and didactic resources, further assisting in administrative decision-making. It is proved that the contribution of Social Pedagogy as a science that offers theoretical and methodological bases for the formation and actuation of the social pedagogue, insofar as it allows to understand the reality by intervening in an intentional way, aiming at the transformation in the life of the individual and in society. Thus, the knowledge of this professional seeks to guarantee the achievement of the objectives of the Project Peniel of Support to Children and Adolescents (PROPAC).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5732-
dc.date.accessioned2019-08-13T12:27:37Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T12:27:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia Socialpt_BR
dc.subjectPedagogopt_BR
dc.subjectEspaço não Escolarpt_BR
dc.subjectSocial pedagogypt_BR
dc.subjectPedagoguept_BR
dc.subjectNon - School Spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAIS, Samara Alves dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocial pedagogy: the contribution of the pedagogue in the Support Project for Children and Adolescents (PROPAC) of the city of Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationMORAIS, Samara Alves dos Santos.Pedagogia social: a contribuição do pedagogo no projeto peniel de apoio a criança e adolescente(PROPAC) da cidade de Sousa-PB. 2017. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAMARA ALVES DOS SANTOS MORAIS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfSamara Alves dos Santos Morais. Monografia Pedagogia. CFP 2017.431.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.