Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALCÂNTARA, E. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1220306338616241pt_BR
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Sheylla de Kássia Silva.-
dc.contributor.advisor1IDGALVÃO, S. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1884866393566827pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Rozenval de Almeida e.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.alcantara-
dc.description.resumoEste estudo trata das relações de gênero e as contribuições da prática docente para a desconstrução de diferenças e preconceitos em relação ao sexismo em sala de aula. A pesquisa teve como objetivo analisar as concepções de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz da cidade de Sumé/PB em relação às questões de gênero e sexualidade, com foco maior para a questão da diversidade sexual e de gênero. A metodologia da pesquisa é do tipo exploratória. A coleta de dados se desenvolveu através de questionários envolvendo coordenador, professores e alunos do 1º, 2º e 3ºano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), psicóloga e professor do Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI) e escola Professor José Gonçalves de Queiroz. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores participantes do questionário entendem sobre as questões de gênero e sexualidade, mas alguns deles demonstram que ainda existe uma lacuna entre o que está previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e o que ocorre de fato no contexto escolar. Embora pretenda-se que o tema seja debatido de forma interdisiciplinar, existe a necessidade de capacitação de uma visão mais atualizada e contextualizada com a realidade. Foi identificada uma outra lacuna em termos de formação escolar para lidar com as questões de gênero, sexualidade e diversidade na escola. Quanto aos alunos, estes fazem considerações às questões relacionadas a sexualidade de forma natural em sua grande maioria mas, por vezes, demonstram opinião contraditória no desenrolar das respostas abertas do questionário, deixando escapar, entrelinhas, preconceitos quando opõem suas idéias quanto à homossexualidade. Os resultados também demonstraram que a discriminação com relação às relações de gênero e sexualidade no ambiente escolar ainda é bastante velada no seu cotidiano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDiversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar.pt_BR
dc.date.issued2014-04-23-
dc.description.abstractThis study deals with gender relations and the contributions of the teaching profession to the deconstruction of differences and prejudices about sexism in the classroom. The research aimed to analyze the conceptions of students and teachers of the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz City Sumé/PB in relation to gender and sexuality, with greater focus to the issue of diversity sexual and gender. The research methodology is the exploratory type, data collection was developed through questionnaires involving coordinator, teachers and students of the 1st, 2nd and 3rd year of high school in the form of Youth and Adult Education (EJA), a psychologist and professor of the Program Secondary Education Innovator (proEMI) and school professor José Gonçalves de Queiroz. Os survey results indicated that teachers understand the questionnaire participants on issues of gender and sexuality, but some of them show that there is still a gap between what is laid down in the National Curriculum Parameters and what actually happens in the school context. While it is intended that the issue be debated interdisiciplinar way, there is a need to train a more updated and contextualized vision to reality. Was identified another gap in schooling to deal with issues of gender, sexuality and diversity in school. As students, these considerations are issues related to sexuality naturally mostly but sometimes show contradictory opinion on the conduct of open questions in the questionnaire, leaking, lines, prejudices when their ideas as opposed to homosexuality. The results also showed that discrimination with regard to gender relations and sexuality in the school environment is still veiled in their daily.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741-
dc.date.accessioned2019-08-13T14:13:52Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T14:13:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiversidade sexualpt_BR
dc.subjectGenre  pt_BR
dc.subjectSexuality  pt_BR
dc.subjectSexual diversitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALCÂNTARA, Evandro Brito de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSexual diversity, sexuality and education: reviewing the concept of gender in the school context.pt_BR
dc.identifier.citationALCÂNTARA, Evandro Brito de. Diversidade sexual, sexualidade e educação: revendo o conceito de gênero no contexto escolar. 2014. 59f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5741pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVANDRO BRITO DE ALCÂNTARA - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdf Evandro Brito de Alcântara - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014.789.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.