Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6016092127210588pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, José Marciano.-
dc.contributor.advisor1IDMONTEIRO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1364782229198714pt_BR
dc.contributor.referee1BARBOSA, Ivan Fontes.-
dc.contributor.referee2DINIZ, Paulo César Oliveira.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2014.tccmon.rodrigues-
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre as representações sociais dos alunos do Ensino Médio da Escola Senador José Gaudêncio, município de Serra Branca - PB no tocante ao entendimento que os mesmos têm em relação à democracia. Entende-se que toda representação social, é a representação de um objeto e de um sujeito (REIS & BELLINI, 2011). Portanto, trabalha-se com o saber que é construído no seio das relações dos indivíduos com seu espaço. Assim, através da Análise do Discurso do Sujeito Coletivo de Lefévre & Lefévre (2003) pôde-se fazer, neste trabalho, a construção de quatro discursos: A democracia é uma forma de governo do povo; Um governo democrático é aquele que “oferece” voz ao povo; A democracia está ligada unicamente ao exercício do voto; Temas relacionados à política: democracia, poder, Estado, eleições, formas de governo, não são trabalhados de maneira suficiente na disciplina de Sociologia. Diante deste contexto foi possível analisar as representações sociais dos pesquisados, no tocante a democracia, e apontar como as práticas pedagógicas desenvolvidas nas aulas de Sociologia podem contribuir para ampliação das representações sociais expostas no corpo do texto que se segue, uma vez que, o uso de metodologias de ensino adequadas é condição sine qua non para o aprendizado adequado de qualquer aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEnsino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2014-04-22-
dc.description.abstractThis paper concerns about the social representations of high school students from the School Senador José Gaudêncio, in the municipality of Serra Branca - PB regarding the understanding that they have on democracy. It is understood that all social representation is the representation of an object and a subject (REIS & BELLINI, 2011). Therefore, this paper considers the knowledge that is built within the relations of individuals to their space. Thus, through Discourse Analysis of Collective Subject of Lefèvre & Lefèvre (2003) it was possible to make in this paper, the construction of four speeches: Democracy is a form of government of the people; a democratic government is one that "offers" voice to the people; Democracy is linked solely to the exercise of voting. Related policy issues: democracy, power, state, elections, forms of government, are not worked upon sufficiently in the discipline of Sociology. Given this context, it was possible to analyze the social representations of respondents with regard to democracy, and point out how the pedagogical practices developed in the lessons of sociology can contribute to expansion of exposed social representations, in this paper, since the use of appropriate teaching methodologies is sine qua non condition for appropriate learning of any student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743-
dc.date.accessioned2019-08-13T14:25:37Z-
dc.date.available2019-08-13-
dc.date.available2019-08-13T14:25:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDemocraciapt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectDemocracy  pt_BR
dc.subjectSociology teaching  pt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Mariana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching sociology, democracy and social representation: case study in a public school in Western Parairi Cariri.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Mariana. Ensino de sociologia, democracia e representação social: estudo de caso em uma escola pública no Cariri Ocidental Paraibano. 2014. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5743pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANA RODRIGUES - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014..pdfMariana Rodrigues - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS CDSA 2014.415.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.